terça-feira, 13 de novembro de 2007

VIGÍLIA DE ORAÇÃO PELAS VOCAÇÕES



Esta Vigília de oração é uma proposta. Pode, por isso, ser adaptada conforme o espaço, o número e idade de participantes. É desejável, no entanto, realizá-la durante a semana própria e no âmbito da comunidade cristã, pois rezar pelas vocações é uma missão de todos os cristãos.
Os cânticos são sugeridos, podendo ser substituídos por outros de semelhante conteúdo. É conveniente pôr em realce um ícone ou imagem de Cristo.


Cântico: “Em tarde serena”
ou música de fundo apropriada

Leitura do texto “Jesus Cristo arriscou por nós”
Jesus Cristo arriscou por nós!
Jesus Cristo deu-se, entregou-se até ao fim.
Partilhou connosco a Sua Vida, mais ainda:
Jesus Cristo tornou-se Pão,
nosso alimento, nosso companheiro de viagem,
Jesus, presente no meio de nós.
Este mesmo Jesus não teve medo de arriscar a sua Vida por nós.
Porquê?
Porque confiou em Deus, Seu e nosso Pai!
E, porque nos ama infinitamente, confiemos nós também.
Arrisquemos a nossa vida!
Juntos, digamos como o Apóstolo:
“A quem iremos nós, Senhor! Só Tu tens palavras de Vida Eterna!”

Cântico:
“A quem iremos, Senhor ?” da K7 “Deus precisa de mim Vol. XII” - IFHIC

Leitura do texto “Somos teus, ó Cristo”
Leitor 1: Coração aberto, braços estendidos olhamos-te, ó Cristo, para te seguir e não temos medo. Somos destemidos, pois da tua boca pudemos ouvir:
Leitor 2 (Jesus): Vós sois o meu povo, sois a minha Igreja.
Leitor 1: Nós hoje dizemos:
Todos: A ti pertencemos. Somos teus, ó Cristo.
(Breve pausa)
Leitor 2 (Jesus): O que fizerdes a um dos meus irmãos mais pequeninos, a mim o fareis.
Leitor 3: Lado a lado, amando todos os irmãos, seja rico ou pobre, pois Tu neles estás.
Todos: Nosso compromisso é sermos Cristãos, espalhando o Reino, o Amor e a Paz.
(Breve pausa)
Leitor 2 (Jesus): Onde dois ou três se reunirem em meu nome, aí estarei convosco.
Leitor 1: Tu és a fonte, onde saciamos esta nossa sede de ser sempre mais, contigo. Sabemos que nunca erramos, pois Tu és o Barco, o Mar e o Cais.
Leitor 3: Assim, sempre a teu lado, construiremos um Reino de Luz, de Amor e Verdade.
Todos: Sim, teus nos queremos… hoje e sempre.

Leitura do Salmo 22 - O Senhor é meu Pastor (rezado pausadamente e em coros alternados)

Leitura Bíblica (pode ser representado)
Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo S. João
Narrador: Naquele tempo, tinha Jesus aparecido aos discípulos à beira do mar de Tiberíades. No fim do almoço, perguntou a Simão Pedro:
Jesus: “Simão, filho de João, amas-me tu mais do que estes?
Narrador: Ele respondeu-lhe:
Pedro: “Decerto, Senhor, Tu sabes que te amo.”
Narrador: Disse-lhe Jesus:
Jesus: “Apascenta os meus cordeiros.”
Narrador: “Voltou a perguntar-lhe segunda vez:
Jesus: “Simão, filho de João, tu amas-me?”
Narrador: Ele respondeu-lhe:
Pedro: “Decerto, Senhor, tu sabes que te amo.”
Narrador: Disse-lhe Jesus:
Jesus: “Apascenta as minhas ovelhas.”
Narrador: E, pela terceira vez, perguntou-lhe Jesus:
Jesus: "Simão, filho de João, tu amas-me?
Narrador: Pedro entristeceu-se por Jesus lhe ter perguntado pela terceira vez: “Tu amas-me?” e respondeu-lhe:
Pedro: “Tu sabes tudo, Senhor, bem sabes que Te amo.”
Narrador: Disse-lhe Jesus:
Jesus: “Apascenta as minhas ovelhas.”

Cântico: “O Senhor é meu pastor, sei que nada temerei…”

- Reflexão (orientada ou partilhada) da Palavra de Deus

- Preces espontâneas

- Pai Nosso

(Pode rezar-se a Oração da Semana de Oração pelas vocações 2006)

Cântico final:”Guiado pela mão” ou “Eu caminho...”

Sem comentários: