terça-feira, 13 de novembro de 2007

ORDENAÇÕES SACERDOTAIS


Chamam-se Ângelo, João e Ricardo. Têm, respectivamente 25, 28 e 25 anos. São bons rapazes e… celibatários. Mas, na verdade, já estão comprometidos. No passado dia 2 de Julho, perante o seu bispo e a comunidade cristã, reunida na Sé Catedral, prometeram entregar-se, livre e exclusivamente, ao serviço do Reino como sacerdotes diocesanos. Todos já desenvolveram trabalho pastoral por diversos lugares da diocese mas, agora, como padres abençoam com a sua presença e doação diversas comunidades: Arciprestado de Rochoso, no caso do Ângelo, Silvares e “arredores” para o João. O Ricardo, esse, integra a actual Equipa Formadora do Seminário Maior. Convosco, quiseram partilhar o seu testemunho. A todos eles, desejamos um bom trabalho pastoral.

O que significa ser padre? Para quê? Porquê? Terá sentido, na actualidade, um jovem “apostar” neste projecto de vida?
Estas e outras perguntas surgem perante a ordenação de novos sacerdotes. E, quem melhor do que eles, para lhes responder. Aqui ficam as suas palavras.

UMA LONGA CAMINHADA
Tudo começa pela descoberta, lenta e progressiva daquilo que Deus quer. Esse processo desenvolve-se num tempo e espaço chamado seminário. Sobre isso refere o Ricardo: «Tenho de dizer que não foi algo, da minha parte, de muito extraordinário, o extraordinário foi e é a acção de Deus em mim. Aqui está o início e a meta da minha vocação. Enquanto fui crescendo como seminarista tive momentos muito belos e também alguns menos bons, porém, com a ajuda dos superiores, dos colegas e sobretudo com a sempre presença de Deus, soube ultrapassar as dificuldades com que me deparei.
É maravilhoso querer descobrir qual a vontade de Deus para nós; Deus deixa-nos pistas e nós lutamos por segui-las.»

UMA NOVA ETAPA
De tanto seguir, acabamos por encontrar. A ordenação não é uma meta, mas antes um ponto de partida, um novo desafio para novas metas. Então o que significa ser sacerdote? Responde o Ângelo: «Ser sacerdote é sê-lo em relação de comunhão com todos os que me rodeiam e por isso ser transmissor do Amor de Deus; ser elo de ligação entre a terra e os Céus; ser orientador de muitos na simples humildade das palavras e das atitudes; ser verdadeiro com o bem e com o mal; ser defensor da justiça; ser sinal de fé; ser modelo de vida!
Esta é uma missão difícil que assumo com a ajuda de Deus, com a sua mão carinhosa que me ampara, com a Sua Palavra de cada dia, com o Seu Amor. Sem Deus nada sou, nada quero ser e nada posso ser! Ser sacerdote é uma consagração da vida, para a vida e na vida!»

E o que diz o Ricardo?
«Desde a minha ordenação sacerdotal, tenho consciência que concretizei e finalizei o que atrás foi dito, contudo, comecei uma nova etapa sem que a meta fosse alterada. Como padre têm-me perguntado se me sinto o maior, e tenho de responder que me sinto o mais pequenino de todos os seres, pois eu interrogo-me a mim mesmo como é possível e tão imenso o Poder de Deus – por meras criaturas Ele Se torna presente no meio dos homens e se Deus o faz, utilizando-me, é sinal que o que conta não sou eu, mas a Acção de Deus em mim e quando nós agimos de acordo com a vontade de Alguém, significa que somos servos e não senhores. Daí a vontade expressa por Maria: “fazei tudo o que Ele vos disser” no que se refere ao cumprimento da Vontade de Deus e as palavras de S. Paulo: “já não sou eu que vivo é Cristo que vive em mim” ao nosso modo de existirmos em função de Deus.»

O João, por sua vez, acrescenta: «O meio de viver este ministério na fidelidade é ser padre à maneira de Jesus Cristo. Uma das passagens bíblicas que mais me inspiram, neste momento, é o capítulo 34 de Ezequiel, no qual é lembrado que o sacerdote é pastor do rebanho do Senhor e não de si mesmo.»

UMA ORAÇÃO
Tudo isso é, na verdade, obra de Deus. Para Ele são, pois, estas palavras do Ângelo: «O Reino de Deus é tão grande e imensamente belo, que o quero partilhar no cuidado pastoral com os outros sacerdotes. E todos aqueles que são Teus, meu Senhor, também passarão a ser meus, porque agora seremos um só: Tu és a minha cabeça e eu serei os Teus membros para chegar onde Tu precisares de mim. Tudo quanto tenho vem de Ti e ao Teu serviço eu me ponho.
Com todo o povo vou rezar, por ele vou orar e a Ti me entregar.
Só Te peço duas simples coisas meu Senhor: que eu saiba sempre discernir o bem do mal, que saiba ter esperança em ti, acreditando sempre que Tu não me faltarás.»

Sem comentários: