terça-feira, 13 de novembro de 2007

BEM AMAR


FALA-ME DE AMOR...

Um dos nossos maiores desejos é encontrar a felicidade. Por vezes, é difícil descobrir o caminho que nos leva até ela, pois andamos demasiado ocupados a queixar-nos de que não nos sentimos felizes e nem damos conta que está nas nossas mãos a decisão de escolher o melhor rumo a tomar.
É na juventude que nos aparecem as maiores encruzilhadas, que surgem as maiores dúvidas e, por vezes, o grande medo de assumir compromissos sérios, exigentes e duradoiros. É, também, nessa fase que temos de ter o coração aberto aos grandes desafios da vida .
A força que não esmorece perante as dificuldades e a alegria contagiante são características da juventude. É com esta força, alegria e com a certeza de que Deus nos ama tal como somos que, na juventude, se deve procurar o sentido profundo da vida e se ultrapassam dificuldades. É preciso que tenhamos gravada, em nós, a certeza de que o Senhor nos conhece e nos guia na nossa caminhada. De facto, nunca caminhamos sós: Jesus está sempre a nosso lado.
Em alguma etapa do nosso caminho vamos ser confrontados com a questão da vocação: eu quero ser solteiro, casado, padre, consagrado(a)? Eis a oportunidade de nos colocarmos nas mãos de Deus e perguntar: “ Senhor, que esperas de mim, que queres que eu faça?”

MATRIMÓNIO, UMA VOCAÇÃO
É aos que se sentem chamados ao matrimónio que nos dirigimos em particular.
A procura de um parceiro para a vida é uma das mais significativas decisões a tomar. E tudo começa no namoro… Esta parece ser, hoje, uma palavra “fora de moda” e, quando algum jovem fala do namoro seriamente é, por vezes, alvo de “gozo”. A cultura do(a) namorado(a) “descartável” está instalada (já todos ouvimos falar em “curtir”!).
O namoro é a oportunidade, por excelência, de conhecer quem passará connosco toda a vida e, reciprocamente, de nos darmos a conhecer. Nesta relação não cabe qualquer tipo de representação. A base de uma relação de namoro saudável é a VERDADE, que leva à confiança. É nesta partilha que o amor tem que brotar : um amor capaz de compreender e aceitar o que o outro tem de melhor e de pior. Um amor que leva ao crescimento de uma vida em comum que se avizinha. E, acompanhando os gestos de ternura, as palavras doces, os sorrisos trocados, (os sms!) sempre a oração, momento de escutar Deus, e de lhe entregar as dificuldades e alegrias de cada dia de namoro. Enfim, namorar de verdade é muito bom!
O propósito do namoro é o casamento, mas o namoro não termina aí. Na verdade, é preciso alimentar o casamento com um namoro permanente! Como?! Escrevendo, por exemplo, palavras como as que, de seguida, reproduzimos, escritas por um jovem casal: “amar-te é sentir o vento na rua e agarrá-lo dentro do casaco. Amar-te é abraçar o sol de Verão sem me queimar. É apagar o fogo com lenha seca. É regar o jardim com a poeira do caminho e ter flores viçosas de encantar. É tornar tudo possível!”

Sem comentários: