terça-feira, 13 de novembro de 2007

STª CATARINA DE SENA

Stª Catarina de Sena
29 de Abril

No dia 25 de Março do ano 1347, em Sena, Itália, nasce Catarina, filha de um tintureiro que escolhe para ela um nome que significa “branca”, cor da pureza que ela saberá guardar toda a sua vida. Desde cedo, rege a sua existência na fidelidade a Deus. Era aplicada nos estudos e sempre preferia isolar-se para rezar do que brincar com as outras crianças.
Aos doze anos, seus pais pensam casá-la. Como resposta, Catarina decide cortar os cabelos e cobre a cabeça com um véu branco. A sua persistência convence os seus familiares que a deixam seguir o caminho por ela escolhido: entregar-se a Cristo na Ordem Terceira de São Domingos. Tem 15 anos.
Viveu um amor apaixonado por Deus e pelo próximo. Durante largos anos, só se dirige a Deus e ao seu confessor orando o dia inteiro.
Abandonou a sua cela somente em 1374, quando a peste se alastrou por toda a Europa e ela decide cuidar dos enfermos. É, por isso, muito admirada e querida, principalmente pelos italianos.

Embaixadora de Deus

Catarina ganhou fama sobretudo pela sua convicção e sabedoria espiritual. Numa época de conflitos e corrupção, no seio da própria Igreja, ela soube ser instrumento de diálogo e de paz. O papa Gregório XI deixara de viver em Roma e instalara-se em Avinhão, no sul de França. Catarina consegue convencê-lo a regressar, pois a unidade da Igreja corria risco devido à influência e interesses dos poderosos.
Durante toda a sua vida, Catarina vive sob o impulso de chegar a todas as pessoas oferecendo conselho espiritual. Pregava a paz e suspirava por ela, mas sabia que não existe paz no mundo sem que haja primeiro paz com Deus e que seja fundada na justiça.

Doutora da Igreja

Catarina teve sempre em vista dois ideais: a pacificação da Pátria e a purificação da Igreja. Promoveu a santidade de vida entre o clero e, apesar de analfabeta, comunicou os seus pensamentos espirituais, ditando orações e meditações, que se transformaram em clássicos da literatura italiana. Os escritos, por ela inspirados, valeram-lhe o título de Doutora da Igreja, pois através deles podemos aprender a conhecer e a amar mais a Deus.

“Catarinas” santas

Existem outras santas com o mesmo nome. Importa, pois, não as confundir. Eis algumas delas:
Catarina de Alexandria (290-310);
Catarina de Vadstena (1331-81);
Catarina de Ricci (1522-90);
Catarina Labouré (1806-76) e
Catarina de Drexel (1858-1955).
Se o teu nome é Catarina, tens muitas ajudas no céu.
Segue-lhes o exemplo.

Como Catarina de Sena podes ser embaixador(a) de Deus:
· Acolhe e ajuda a adaptação de novos vizinhos, novos colegas;
· Sê um representante exemplar da tua família, da tua escola…;
· Nas discussões, em família ou entre amigos, sê dialogante,
escuta e compreende os outros.

Algumas citações

“Quem possui o amor de Deus, nele encontra tanta alegria que cada amargura se transforma em doçura e cada grande peso se torna leve. E isto não nos deve surpreender porque, vivendo na caridade, vive-se em Deus (…) É esta a razão pela qual os amigos de Deus são sempre felizes! Mesmo se doentes, necessitados, aflitos, atribulados, perseguidos, nós estamos alegres.”

“Abraça Jesus Crucificado, amante e amado e nele encontrarás a verdadeira vida”.

“Tu deves, portanto, tornar-te amor, olhando para o amor de Deus, que tanto te amou”.

“Com o fogo do teu amor acendes os nossos corações com o desejo de te amar e de te seguir na verdade”.

REZAR
com SANTA CATARINA


Bondade eterna, Tu desejas que eu te contemple e veja que Tu me amas, que Tu me amas desinteressadamente, para que eu possa amar todas as pessoas com o mesmo amor.
Tu desejas, então, que eu ame e sirva o meu próximo desinteressadamente, ajudando espiritual e materialmente tanto quanto puder, sem esperar um benefício ou prazer egoísta. Nem Tu desejas que eu vacile por causa da sua ingratidão ou perseguição, ou por algum abuso que eu possa sofrer por parte dele.

Sem comentários: