terça-feira, 13 de novembro de 2007

JERZY POPIEŁUSZKO - "A verdade vos libertará"

A 19 de Outubro que desaparecia Jerzy Popiełuszko, um sacerdote polaco.
Nascido a 23 de setembro de 1947, desde jovem revela grande vivência de fé. Em 1972 é ordenado padre numa Polónia subjugada pelo regime totalitarista do comunismo soviético. No verão de 1980, começam as revindicações operárias. Por todo o país as fábricas são ocupadas. Os grevistas, profundamente católicos, reclamam sacerdotes para que lhes celebre missas. O padre Jerzy é nomeado capelão numa das unidades metalúrgicas. É aí que, diz ele, “Nasceu em mim a necessidade de permanecer com eles.”
Para Jerzy, “O dever do padre consiste em estar junto do povo quando este ressente essa necessidade, quando ele é ofendido, prejudicado, maltratado. Pois existe sempre sofrimento e medo onde os direitos humanos não são respeitados.”
Apesar de tantas situações injustas e de intolerância por parte dos poderosos, o Pe. Popiełuszko não cede à tentação da violência: “Não luteis pela violência, ela é um sinal de fraqueza”. O lema da sua vida é retirado do Novo Testamento: “Não te deixes vencer pelo mal, vence o mal através do bem” (Rm 12,21). A todos apelava: “Rezemos para nos libertarmos do medo e das ameaças e, sobretudo, para nos libertarmos de todo o sentimento de ódio e de vingança”.
O CAMINHO DA SUA CRUZ
O preço da solidariedade era o caminho da sua cruz, como costumava dizer.
Caluniado, aliciado e, finalmente, ameaçado pelo poder político agastado com a sua acção e palavras, Jerzy Popiełuszko sente-se reforçado na sua missão de a todos anunciar a Palavra libertadora do Evangelho. Consciente mas destemido dirá: “Se eu for assassinado, porque razão acontecerá? Será pelo que fiz. Poderá acontecer algo de mais belo?”
A 19 de Outubro de 1984 é raptado. O seu corpo será reencontrado dez dias depois. A autópsia confirmará que foi espancado até à morte. Centanas de milhares de polacos assistirão ao seu funeral
Em 1987, o papa João Paulo II virá rezar junto do seu túmulo. Em 1996 é iniciado o processo de beatificação.
Lech Walesa, fundador do famoso Movimento e sindicato “Solidarnsoc” (Solidariedade), disse no dia do funeral: «Solidarnosc vive porque ofereceste-lhe a tua vida. Jamais nos submeteremos ao terror… Juramos sobre o túmulo do Padre Jerzy que jamais esqueceremos o seu sacrifício».
Na sua 1ª visita, em 1979, João Paulo II tinha dito aos polacos: “Peço-vos que assumais a herança espiritual que tem por nome Polónia, de jamais duvidar, de jamais desanimardes, de jamais desistir.” O Padre Jerzy ouviu e cumpriu, com a sua vida e a sua morte, a máxima do Evangelho: “A verdade vos libertará”…

Sem comentários: