terça-feira, 13 de novembro de 2007

S. TERESA de JESUS - Só Deus basta

Teresa nasceu em 1515, na pequena cidade de Ávila.
Durante a sua infância, lutou para balancear o amor por Deus com a necessidade de ter amigos e de diversão. Mais tarde, durante a adolescência, ela estava mais interessada nos rapazes de que na religião. Ainda jovem, seu pai mandou-a para um convento, que ela odiou inicialmente. Mas à medida que o tempo passava, ela começou a sentir-se mais próxima de Deus. Mesmo depois de Teresa se ter entregue à vida religiosa, não foi fácil para ela renunciar a certas coisas: gostava de ter visitas e achava difícil manter-se concentrada em Deus. Enquanto rezava, a mente de Teresa perdia-se. Mas ela continuava a tentar, e Deus compensou-a com visões e uma sensação de êxtase.
Partilhando um dom
Teresa apercebeu-se que podia ajudar as outras freiras a superar os desafios que ela tinha enfrentado. Ela reformou a vida religiosa através da Ordem das Carmelitas Descalças, concentrando-se no regresso à simplicidade, pobreza e oração mental. Teresa ensinou às suas irmãs consagradas que era necessários associar a caridade à oração.
Os escritos de Teresa, incluindo “O Castelo Interior” e “O Caminho da perfeição”, têm sido uma fonte de inspiração pelos séculos. Os seus ensinamentos mereceram-lhe o título de Doutora da Igreja.

Aqui ficam estas palavras que costumamos cantar e que merecem a nossa reflexão:

Nada te perturbe,
nada te espante
Tudo passa,
só Deus não muda
A paciência tudo alcança
Quem a Deus tem
nada lhe falta
Só Deus basta.

Sem comentários: