terça-feira, 13 de novembro de 2007

Irmãs Dominicanas de Stª Catarina de Sena



IRMÃS DOMINICANAS DE SANTA CATARINA DE SENA
Há 70 anos que a cidade da Guarda vê andar pelas ruas estas religiosas vestidas com as cores de S. Domingos: hábito branco e véu preto. Na cidade mais alta do país, toda gente já ouviu falar da Casa da Sagrada Família (criada em 1867) e a grande acção social prestada a várias gerações de crianças e jovens desfavorecidas.
Mas, quem são elas e o que fazem?
E, mais do que isso, porque o fazem?
“Voc Acção” propõe-te descobrir as respostas...

Contemplar
e dar aos outros O contemplado.


A congregação das Irmãs Dominicanas de Santa Catarina de Sena foi fundada em Lisboa, em 1868. A sua espiritualidade é a de S. Domingos:
· Amor à Verdade;
· Oração;
· Fraternidade;
· Estudo da Palavra de Deus;
· Apostolado, na alegria e liberdade.

É uma Congregação de vida apostólica, mas com a dimensão contemplativa. Tal como Domingos e Catarina de Sena, procura realizar a síntese entre a contemplação e a acção, numa atenção aos caminhos dos homens e à presença de Deus nesses caminhos. É uma espiritualidade incarnada na história.
Ao escolher o nome da Congregação, Dominicanas de Santa Catarina de Sena, a fundadora delineou um caminho: Domingos dedicava o dia ao próximo e a noite a Deus, Catarina é uma mística, viveu totalmente imersa em Deus e dedicou-se aos irmãos, numa vivência radical das obras de misericórdia.

A missão
ao serviço da Esperança, da alegria e da salvação do mundo.


Procurando ser sinal da misericórdia, as Irmãs distribuem o pão do amor, da cultura, do Evangelho num serviço incondicional ao pobre, ao doente, ao necessitado, em casas de assistência, lares de crianças e jovens, escolas e em países de missão (missões ad gentes).
Hoje a Congregação procura, a exemplo da sua fundadora, FAZER O BEM SEMPRE…

Curiosamente, Santa Catarina de Sena não é a fundadora desta Congregação Dominicana, mas sim Teresa Saldanha. Numa época difícil da Igreja em Portugal, devido ao anti-clericalismo e a expulsão de diversas congregações religiosas, esta jovem lisboeta decide responder às necessidades de tantas crianças e pobres da sociedade portuguesa.

“Desejo fazer o bem na minha vida e não encarregar os outros de o fazer”.
Para saber +:
Se quiser conhecer e contactar:
Casa da Sagrada Família
Rua Soeira Viegas, nº 7
6300-758 GUARDA

Sem comentários: