terça-feira, 13 de novembro de 2007

PROFISSÃO RELIGIOSA NO CARMELO (parte 2)

Aqui está a 2ª parte da entrevista com a Ir. Filomena Maria do Coração de Jesus que irá professar no próximo domingo 23, às 14h30 no Carmelo da Guarda. Desta vez, a Ir. Filomena fala-nos sobre a caminhada e significado da vocação carmelita. Presente na Guarda desde 2002, partilha connosco um pedaço importante da sua vida. A ela bem-haja!

A Profissão Solene será mais um passo de uma longa caminhada com Deus. Quais são as etapas principais?
Ir. F. M.: A 1ª etapa é o Postulantado que tem a duração de 6 a 18 meses. É um tempo de conhecimento da vida de carmelita, de adaptação ao horário quotidiano, ao silêncio. É também um contacto mais de perto com a oração e para completar o grau de cultura religiosa.
A 2ª etapa é o Noviciado, com dois anos de duração. Nele, reveste-se o hábito carmelita. Começa verdadeiramente a nossa formação: conhecimento da Ordem do Carmo, da Regra e Constituições, Liturgia, etc…
A 3ª etapa é constituída pelos chamados “Votos Simples”. São três anos renováveis ao fim de cada ano. Nesse tempo continua a nossa formação.
Finalmente, a 4ª etapa: a Profissão Solene, em que se assume a nossa entrega a Deus, perante a Igreja e de uma maneira definitiva

Porque razão escolheu, ou se sentiu escolhida para o Carmelo?
Ir. F. M.: Senti um chamamento a uma vida mais íntima com Deus, sem ter protagonismo, sendo eu mesma.

Qual a actualidade do carisma carmelitano para os dias de hoje e de que forma pode atrair os jovens?
Ir. F. M.: O carisma carmelitano é sempre actual. Encaixa perfeitamente nos dias de hoje. É como o “queijo no pão”: vão sempre bem.
No carisma, os jovens têm duas facetas, contemplativa e activa, onde podem satisfazer a sua sede de Deus sem cair na monotonia.

Que dimensão deseja dar à sua entrega e vida de carmelita de hoje em diante?
Ir. F. M.: Um lema: “Tudo por Amor…”
Uma missão: Rezar para que haja paz; para que o Evangelho chegue a todos. Rezar para que os sacerdotes sejam sacerdotes e não meros profissionais.

Uma mensagem/desafio para os jovens.
Ir. F. M.: Estar na moda é: Ser outro Jesus.
Os jovens não devem ter medo, nem vergonha de se assumir como cristãos; de serem diferentes, de terem opinião própria; de caminhar contra a corrente; de acolher Jesus e Maria no seu coração.
Eles são o sinal + da existência. À Ir. Filomena desejamos as maiores graças e bênçãos de Deus na fidelidade e felicidade neste caminho de seguimento a Cristo.
E se Ele te chamasse!?...

Sem comentários: