terça-feira, 13 de novembro de 2007

ABBÉ PIERRE


A lucidez do Abbé Pierre.
Aqui ficam algunas das suas palavras que revelam a sua capacidade de ver o mundo e a vida do homem.
"Amar consiste em, quando o outro é feliz, eu sou feliz também. E quando o outro está em desgraça ou sofre, então eu passo mal também. É tão simples como isso. Então digo: a vida é um pouco de tempo oferecido com liberdade para se quiseres, aprenderes a amar, com a certeza de que há que lutar contra o mal.
Sentido da criação: que o amor responda ao amor. Se não existisse esse ponto culminante em que duas liberdades podem consagrar-se e amar-se, toda a criação seria absurda. (...) Naturalmente, todos os humanos vão à procura da felicidade. Mas viver uma vida cristã autêntica não é procurar a felicidade a todo o custo. É procurar amar, a qualquer preço.
Ao dizer isto sou muito consciente duma derivação que há que evitar e na que caem muitos cristãos: a do "dolorismo". Contra o que sempre nos ensinaram, o mérito não guarda nenhuma relação com a dificuldade. O mérito mede-se pelo amor com que se realiza um acto e não pelo que custa (dolorismo).
O dolorismo é uma abominação e uma caricatura da vida cristã que consiste em buscar o sofrimento, ou em comprazer-se com ele, com o pretexto de que Jesus sofreu. Não. Simplesmente há que aceitar a vida tal como ela se apresenta, e se não se pode evitar o sofrimento, então mais vale aceitá-lo com amor do que fugir fechando-se nele mesmo".

Sem comentários: