terça-feira, 13 de novembro de 2007

JOÃO PAULO II

Hà já dois anos...
O PEREGRINO DE DEUS
João Paulo II foi um homem profundamente marcado pelos dramas do século XX.
Karol Wojtyla, seu verdadeiro nome, nasceu em Wadowice no dia 18 de Maio de 1920, dois anos após a Polónia recuperar a sua independência. Ainda jovem, perde a sua mãe (tinha ele 9 anos) e seu único irmão. Em 1941 é a vez de seu pai. Aos 21 anos fica só, num país ocupado pelas tropas nazis com todas as atrocidades próprias da II Guerra Mundial. Obrigado a abandonar os estudos, é forçado ao duro trabalho numa pedreira. Após a derrota da Alemanha, a Polónia é sujeita ao totalitarismo comunista imposto pela URSS até 1989. É neste contexto histórico e político adverso à Igreja que o jovem Karol vai descobrindo aos poucos que só o amor pode vencer a força do mal e assim dar sentido à existência humana, tantas vezes sujeita ao sofrimento e à injustiça. Karol decide optar pelo sacerdócio e ser, assim, um instrumento do amor de Deus para os seus contemporâneos.
Como sacerdote, acompanhou durante muitos anos os jovens, em paróquias, movimentos e na universidade onde dava aulas. Dotado de qualidades artísticas e físicas porá tudo a render pelo Reino de Deus. Mais tarde, é nomeado e ordenado bispo auxiliar de Cracóvia, diocese que assumirá pouco tempo depois. Como todos os bispos participa no grande acontecimento eclesial do século XX: o Concílio Ecuménico Vaticano II.
No dia 16 de Outubro de 1978 é eleito papa. Desde o início do seu pontificado até aos seus últimos dias, ecoará pela sua voz e pela sua vida um grito e um apelo a todos: “Não tenham medo… escancarai as portas a Cristo”. Anunciou Cristo e a Boa Nova do seu Evangelho aos quatro cantos do mundo.
Mesmo debilitado pela idade e pelas diversas operações cirúrgicas (para além do atentado de que foi alvo no dia 13 de Maio de 1981) não se poupou nunca a defender as causas justas da Igreja denunciando as injustiças e guerras, promovendo a paz e o amor. Na noite de 2 de Abril de 2005 “o peregrino de Deus” alcançou a meta: o regaço do Pai.

Sem comentários: