domingo, 18 de janeiro de 2009

SEMANA DE ORAÇÃO PELA UNIDADE DOS CRISTÃOS


“Sereis um só povo”

Iniciamos hoje, dia 18 de Janeiro, o Oitavário de Oração pela Unidade dos Cristãos. Terminaremos esta semana especial com a festa da Conversão de São Paulo, no próximo domingo, dia 25 de Janeiro.
Infelizmente vicissitudes históricas, culturais, sociais, políticas e religiosas “separaram” os cristãos ao longo da “história da Igreja”, que é também “história da humanidade”…
Mas baseando-nos nos sentimentos e palavras de Jesus Cristo sentimos profunda tristeza por esta realidade de separação. Por isso, os cristãos sentem necessidade de rezar pela sua unidade.
É interessante verificar que a riqueza da língua nos leva a pensar não apenas na unidade de cristãos católicos, protestantes e ortodoxos, mas nos próprios cristãos das nossas comunidades. É nelas que começam as separações que nos enfraquecem! E terá de ser nelas que começam também os laços de amizade e perdão que nos levarão a viver com fortaleza de espírito e entusiasmo crescente a Verdadeira Unidade.
É o próprio Cristo que nos ensina a rezar pela unidade: “Pai Santo, rogo-te… para que todos sejam um só, como Tu, Pai, estás em mim e Eu em Ti; para que assim eles estejam em Nós…” Jo 17, 21
Pe. Hélder Lopes
Director do SDPV - Guarda

Sem comentários: