quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

SEMANA DA UNIDADE (IV)


4º dia - Os cristãos diante da crise ecológica
Deus criou o nosso mundo com sabedoria e amor; quando Ele terminou a obra da criação, viu que tudo era bom. Mas hoje, o mundo enfrenta uma grave crise ecológica. O nossa planeta sofre com o aquecimento climático, devido ao nosso consumo excessivo de energia. A superfície das florestas à face da Terra diminuiu 50% nos últimos quarenta anos, enquanto que a desertificação cresce sempre mais. A fauna marítima está a diminuir de uma forma drástica. Diariamente, são mais dezenas espécies vivas que se extinguem! Esta perda de biodiversidade é uma ameaça para a própria humanidade.
Não encubramos o rosto! Nós, humanos, carregamos uma grande responsabilidade nesta destruição do meio ambiente. A ganância atrai a sombra da morte sobre o conjunto da criação.
Juntos, nós cristãos, temos o dever de envolver-nos eficazmente na salvaguarda da criação. Esta imensa tarefa não permite que nós, baptizados, trabalhemos sozinhos. Precisamos conjugar os nossos esforços: actuando juntos, ser-nos-á possível proteger a obra do Criador.
No Evangelho, observamos o lugar central que os elementos da natureza ocupam nas parábolas e no ensino de Jesus. Ele valoriza até mesmo a menor de todas as sementes: o grãozinho de mostarda. Cristo manifesta grande consideração pelas criaturas. Com base na visão bíblica da Criação, nós cristãos podemos oferecer um contributo válido à reflexão e acção hodiernas pelo futuro do planeta.

Oração
Deus Criador, formaste o mundo pela tua Palavra e viste que tudo era bom. Mas hoje danificamos a criação com obras de morte e provocamos irremediavelmente a degradação do meio ambiente. Dá-nos o arrependimento da nossa ganância; ensina-nos a cuidar das tuas criaturas. Juntos, queremos proteger a criação. Ámen.

Adaptado do Guião para esta Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos elaborado pelo PONTIFÍCIO CONSELHO PARA A PROMOÇÃO DA UNIDADE DOS CRISTÃOS

Sem comentários: