sábado, 31 de janeiro de 2009

S. JOÃO BOSCO, o apóstolo da juventude


João Bosco nasceu no seio de uma família pobre, o que o tornou ainda mais engenhoso. Caminhava 6 quilómetros para ir à escola da paróquia e fazia pequenos trabalhos ocasionais ao mesmo tempo que ajudava na quinta da família.
Aprendeu acrobacias e malabarismo num circo local e com isso entretinha os amigos. Mas o seu amor a Deus era tal que depois de cada espectáculo repetia de cor o sermão que ouvira na igreja.
Era bom aluno e foi ordenado sacerdote aos 26 anos. Enviado para uma igreja em Turim, João ficou comovido com as condições das crianças desamparadas que viviam na cadeia e as que estavam na miséria.
Decidiu ajudar essas crianças e ofereceu-lhes abrigo e instrução na sua igreja. A reputação de bondade espalhou-se e, em breve, havia centenas de rapazes que procuravam o seu auxílio.

A regra do amor
À medida que o seu rebanho crescia, Dom Bosco, como era conhecido, colocava os rapazes em grandes dormitórios. Levava-os em passeios pelo campo, ensinava-lhes música para poderem tocar em bandas e também abriu uma escola nocturna para jovens operários. Em vez de punir, procurou “conquistar o amor em vez do medo”.
Muitas pessoas pensavam que era loucura tentar redimir os marginalizados da sociedade, ao ponto de terem tentado internar Dom Bosco num manicómio. Pouco a pouco, as autoridades começaram a ver o valor do seu trabalho. em 1859, fundou os Salesianos, uma Ordem religiosas de sacerdotes dedicados à educação de rapazes pobres. Mais tarde, também fundou as Filhas de Maria Auxiliadora.
Quando faleceu, existiam 250 casas Salesianas, servindo 130.000 crianças em todo o mundo.

Os Salesianos, hoje
A sua obra de S. João Bosco continua viva e actuante. A missão dos Salesianos é desenvolvida em três direcções específicas: a missão juvenil, através da obra educativa dirigida aos jovens, sobretudo pobres e abandonados; a missão popular, através da obra pastoral em ambientes populares; a acção missionária, para anunciar o Evangelho nos países onde Cristo não é conhecido.
Em Portugal, os Salesianos chegaram em 1894, instalando-se no colégio de S. Caetano. Dois anos depois abriram as Oficinas São José, em Lisboa. É muito conhecida e divulgada a editora salesiana, com principal preocupação na acção pastoral entre os jovens.
in “Pessoas comuns, Vidas extraordinária”

Sem comentários: