segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

O MAIOR DIAMANTE

O diamante encontrado
Em 1905, nesta data de 26 de Fevereiro, foi descoberto o maior diamante natural do mundo. A pedra preciosa foi encontrada numa mina, perto de Pretória, na África do Sul. De 3106 carates, pesava 637 gramas, recebendo o nome do proprietário da mina, “Cullinan”.
O diamante foi, num primeiro tempo, talhado em nove partes distintas. Posteriormente foi trabalhado para a coroa de Inglaterra em 105 peças, a maior das quais chamada a “Estrela de África” que ornará o ceptro do rei Eduardo VII.

Não sendo eu grande apreciador de jóias, não deixei de fazer a ligação com o texto bíblico referente a pedras preciosas, nomeadamente Mt 13, 45-46: “O Reino do Céu é também semelhante a um negociante que busca boas pérolas. Tendo encontrado uma pérola de grande valor, vende tudo quanto possui e compra a pérola.”
Todos andamos, consciente ou inconscientemente, à procura do tesouro ou do diamante que possa enriquecer a nossa vida de felicidade. Mas, como diz o povo, “nem tudo o que reluz é ouro”. Por outras palavras, nem tudo o que tem (supostamente) valor valoriza (verdadeiramente) a vida.


O diamante partilhado
Existem tesouros que não se pesam, medem ou avaliam. Tesouros que são nossos sem serem possuídos e que, por isso, não podem ser roubados. Só as coisas materiais podem ser furtadas. Segundo consta, encontrou-se num epitáfio a seguinte inscrição: “O que ganhei, perdi-o; o que guardei, deixei-o aos outros; mas o que dei ainda é meu”. Como não reconhecer aqui a palavra de Jesus quando afirma: “Quem quiser salvar a sua vida, há-de perdê-la; mas, quem perder a sua vida por causa de mim e do Evangelho, há-de salvá-la.” (Mc 8, 35)?
Na verdade, a pérola de que nos falava a parábola, acima referida, e pela qual vale a pena deixar tudo é o Reino de Deus. Sempre que em nome de Jesus actuarmos, falarmos, tomarmos opções em favor dos outros, construindo um mundo mais justo e fraterno, é o Reino de Deus que estamos a dar. Simultaneamente, encontra-lo-emos em nós. “É dando que se recebe” dizia Franciso de Assis.
Tesouros assim, diamantes do tamanho do Reino de Deus, quanto mais partilhado com os outros maior será a nossa riqueza. É a “melhor parte” que não nos será tirada (Lc 10, 42), Cristo e a sua Palavra em nós, a orientar a nossa vida.

Desejo que encontres, diariamente, esse diamante a fim de embelezar o mundo com as joías do teu amor, alegria e esperança, ao mesmo tempo que enriquecerá a tua coroa de santidade.

Sem comentários: