quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

BENDITO SEJAS


Última oração de Emmanuel de la Roncière, gravada numa cassete encontrada depois da sua morte:.

Pela angústia que me abrasa os olhos e o pensamento,
Bendito sejas, meu Deus, bendito sejas.
Pela maçã que me refresca as entranhas,
Pelo leite que sacia a minha boca,
Bendito sejas mil vezes, Rei de amor.
Pela fria solidão que escurece a minha vida,
Pela insatisfação que me enlaça o ser,
Oh! Como te bendigo, meu doce Cristo!
Pela terra luminosa, banhada de sol
Que eu quereria absorver e possuir completamente,
Bendito sejas de novo, meu Tudo!
Pela minha vida que se consome em amor perdido,
Que se retira lentamente como um longo espinho,
Bendito sejas, louvado sejas, adorado sejas!

Pela angústia, pela ansiedade que me prende os pulmões,
Pelos dias frios e cinzentos,
Pelas pessoas frias e cinzentas,
E pelos contactos humanos frios e cinzentos;
Enfim, pelo mundo frio e cinzento em que choro,
Sê o meu sol e meu perfume,
O meu regato, o meu pássaro.
Sê a minha valsa ligeira,
Sê o meu riso fresco, infinito, multicolor.
Pela ferida de angústia que me faz respirar com mais força
Bendito sejas, louvado sejas, adorados sejas
Meu Tudo, meu Rei, meu Amor.

Sem comentários: