quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

JESUS, NOSSO NORTE


«Tende confiança, sou Eu. Não temais!»
cf. Mc 6,45-52

Todas as embarcações têm uma bússola marítima, cuja agulha magnética aponta sempre a direcção da estrela polar e, ainda que a barca parta do sul, a sua bússola nunca deixa de indicar o norte.

Que, do mesmo modo, o fino ponteiro do espírito indique sempre a direcção de Deus, que é o seu norte [...]. Ides para o mar alto deste mundo; para tal não mudeis de mestre, nem de mastro, nem de vela, âncora ou vento. Tende sempre a Jesus Cristo por mestre, a sua cruz por árvore, nela pondo as vossas resoluções, como quem as estende numa vela; que a vossa âncora seja uma profunda confiança n'Ele, e ide, sim, em boa hora. Queira o vento propício das inspirações celestes enfunar as velas do vosso barco, mantendo-as sempre pandas, e fazer-vos chegar, em felicidade, ao porto da santa eternidade [...].

Que no meio do desnorte tudo encontre o sentido certo, não o digo apenas relativamente ao que está ao redor de nós, mas ao que está mesmo em nós, isto é, quer a nossa alma esteja triste ou alegre, em tranquilidade ou em amargura, em serenidade ou em tribulação, na claridade ou nas trevas, em tentação ou em repouso, em alegria ou em desgosto, em tibieza ou em ternura, quer o sol a queime, quer o orvalho a refresque, ah, é preciso porém que o ponteiro deste nosso coração, do nosso espírito, da nossa superior vontade, que é a nossa bússola, vele sempre, e se guie, incessante e perpetuamente, pelo amor de Deus.

São Francisco de Sales (1567-1622),
Bispo de Genebra e Doutor da Igreja


Sem comentários: