terça-feira, 20 de janeiro de 2009

SEMANA DA UNIDADE (III)


Os cristãos diante da injustiça económica e da pobreza
Nós pedimos que o Reino de Deus venha; somos desejosos de um mundo em que as pessoas, principalmente os mais pobres, não morram prematuramente. Todavia, a ordem económica do mundo actual agrava a situação dos pobres e acentua as desigualdades sociais.
A comunidade mundial, hoje, confronta-se com a precariedade crescente do trabalho humano e as suas consequências. A idolatria do mercado e o amor ao dinheiro, conforme a 1ª Carta a Timóteo, revela-se como “a raiz de todos os males”.
Que podem e devem fazer as Igrejas Cristãs neste contexto? Juntos, voltemo-nos para o tema bíblico do jubileu, que Jesus evoca para explicar seu ministério.
O Jubileu implicava uma ética comunitária: a libertação dos escravos e o regresso às suas casas, a restauração dos direitos territoriais, o perdão das dívidas. Para quem fosse vítima das estruturas sociais injustas, o Jubileu significava o restabelecimento do direito e a restituição dos seus meios de subsistência.
O fim de um mundo que considera “ter mais dinheiro” o valor e o alvo absoluto da vida só poderá ser a morte. Em Igreja, ao contrário, somos chamados a viver no espírito do Jubileu e, a exemplo de Cristo, anunciar juntos esta boa nova. Tendo experimentado a cura de sua própria divisão, os cristãos tornar-se-iam mais sensíveis às outras divisões, promovendo a cura da humanidade e toda a criação.

Oração
Deus de Justiça, no nosso mundo há lugares em que sobeja alimentos; mas noutros não se tem o suficiente, com inúmeros doentes e famintos.
Deus da Paz, no nosso mundo há pessoas que enriquecem pela violência pela guerra, enquanto outros, por causa da guerra e da violência, são obrigados a abandonar os seus lares e encontrar refúgio em terra estranha.
Deus de Compaixão concede-nos compreender que não podemos viver apenas dos bens materiais, mas que necessitamos da tua Palavra. Ajuda-nos a compreender que não podemos chegar à vida e à prosperidade verdadeira senão amando-Te, na obediência à tua vontade e aos teus ensinamentos.
Nós te pedimos em nome de Jesus Cristo, nosso Senhor. Amen.

Adaptado do Guião para esta Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos elaborado pelo PONTIFÍCIO CONSELHO PARA A PROMOÇÃO DA UNIDADE DOS CRISTÃOS

Sem comentários: