sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

MAHATMA GANDHI, a força de um crente


Mohandas Karamchand Gandhi, “pai da nação indiana” foi assassinado nesta data de 30 de Janeiro de 1948 por um extremista hindu durante a uma oração pública. Dois milhões de Indianos participaram no seu funeral.

A não-violência como lema de vida
Esta figura mundialmente conhecida por Mahatma Gandhi (Mahatma significa “grande alma”) professava a não-violência, denominada por ele como “ahimsa” e a resistência passiva perante o ocupante britânico. Porém, esta não-violência não pode ser confundida com o simples pacifismo de quem recusa a guerra mas sem se comprometer na luta dos problemas reais. A opção de Gandhi é violenta, não contra os outros, mas contra si próprio na medida em que implica total compromisso em não abdicar da luta mas sem nunca ferir o outro. Assim o esclarece uma das suas frases mais conhecidas: “Não existe um Caminho para a PAZ. A PAZ é o Caminho.” Por outras palavras, não podemos esperar que a paz venha dos outros e da ausência de conflito. Ela é, antes de mais, uma atitude e compromisso interiores.

A força de um crente
Deste grande homem importa recordar a sua coerência de vida entre o que pensava, dizia e fazia. Por opção escolheu viver pobremente quanto ao vestuário e à subsistência vivendo do fruto de trabalhos manuais, ele que se tinha formado em direito na Inglaterra.
Embora não fosse cristão, deixa-nos o exemplo de um grande crente em Deus, no homem e na vida. Nele não havia espaço para maus sentimentos: “O amor é a força mais subtil do mundo.”
“Uma vida sem religião é como um barco sem leme.”
Grande apaixonado do mundo religioso e leitor do Novo Testamento, reconhece-se facilmente o que diz S. Paulo sobre a caridade (1 Cor 13, 4-7) nesta afirmação de Gandhi: “O amor nunca faz reclamações; dá sempre. O amor tolera; jamais se irrita e nunca exerce vingança.” Jesus Cristo é, para ele, fonte de inspiração. Infelizmente não o foram os cristãos. “Eu seria cristão, sem dúvida, se os cristãos o fossem vinte e quatro horas por dia.” Que fique registada esta interpelação para cada um de nós. Como dizia ele, “é melhor que fale por nós a nossa vida, que as nossas palavras.”

Eis um pequeno texto seu:
"Ensaia um sorriso e oferece-o a quem não teve nenhum. Agarra um raio de sol e desprende-o onde houver noite. Descobre uma nascente e nela limpa quem vive na lama. Toma uma lágrima e pousa-a em quem nunca chorou. Ganha coragem e dá-a a quem não sabe lutar. Inventa a vida e conta-a a quem nada compreende. Enche-te de esperança e vive á sua luz. Enriquece-te de bondade e oferece-a a quem não sabe dar. Vive com amor e fá-lo conhecer ao Mundo."
Para nós, cristãos, esse raio de sol, essa nascente e esse amor tem um nome: Jesus Cristo.


Sem comentários: