sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

BASÍLIO MAGNO & GREGÓRIO de NAZIANZO, a amizade que conduz a Deus













.
S. Basílio Magno e S. Gregório de Nazianzo viveram no século IV.
Basílio foi o autor dos primeiros escritos sobre o Espírito Santo e pioneiro na vida monástica no Oriente. Escreveu duas Regras que são seguidas ainda hoje pelos monges da Igreja do Oriente.
Em 370 foi nomeado bispo de Cesaréia da Capadócia, num período da história marcado por diversos cismas e heresias que ameaçavam à fé cristã. Mas foi firme e um grande defensor da Igreja e, por isso, tem o nome de Magno. Foi o criador de uma imensa obra a serviço dos pobres, fundando hospitais, asilos, casas de repouso, escolas de artesanato, etc.
Gregório foi ao mesmo tempo homem de acção e de contemplação; filósofo e poeta; vivendo entre a vida activa e a vida ascética, entre a pregação e a meditação. Também ele foi um firme defensor da fé.

Amigos em Deus
Algo mais os destacam: eram grandes amigos. Para além de terem muito em comum, decidiram retirar-se para a solidão e meditação. Através da amizade, foram capazes de caminhar para Deus, conhecendo-O e amando-O cada vez mais e melhor.

A verdadeira amizade serve para dar o melhor ao amigo: o melhor do nosso tempo, da nossa vida, o melhor do que somos e temos, partilhando o segredo dos nossos sorrisos e lágrimas. Tudo isso acontece quando, directa ou indirectamente, damos Deus ao outro.

Com Basílio e Gregório aprendamos a ser os melhores amigos, dando espaço a Deus entre nós.

Sem comentários: