quinta-feira, 31 de julho de 2008

INÁCIO DE LOYOLA, o cavaleiro peregrino


Há espíritos que não se contentam com a mediocridade. Em tudo, querem atingir o máximo. Assim foi Inácio, nobre espanhol e temível guerreiro. É em Loyola, no coração do País Basco, que ele nasce em 1491.
Porém, na heróica defesa de Pamplona, cercada pelos franceses, Iñigo (o seu nome em basco) é gravemente ferido. Foi tal a impressão deixada pela sua coragem que são os próprios inimigos que o levam até casa a fim de se restabelecer.
É no seu leito de convalescença, ao ler a vida de santos e de Jesus Cristo, que ele toma a firme resolução de se tornar soldado de Deus. Embora cristão de formação, nunca se preocupara com as coisas da fé. Tem trinta anos quando se “converte”.
Trocando a espada pelo bastão, parte de casa como peregrino, decidido a conhecer e viver de Deus. Mais tarde, numa gruta em Manresa, iluminado por visões místicas, escreverá os célebres “Exercícios Espirituais”.

É em Paris, com um grupo de amigos, que formará a Companhia de Jesus, também conhecidos por Jesuítas. Alma profundamente militar, quis dotar a Igreja de uma milícia nova, aguerrida e disciplinada, para a defesa da glória de Deus e a conquista das almas. Juntamente com Francisco Xavier e outros, tornam-se numa espécie de exército de Cristo na defesa da verdade, numa Igreja ferida pela reforma protestante.

“Tomai, Senhor,
e recebei toda a minha liberdade,
a minha memória,
o meu entendimento
e toda a minha vontade,
tudo o que tenho e possuo;
Vós mo destes;
a Vós, Senhor, o restituo.
Tudo é vosso,
disponde de tudo,
à vossa inteira vontade.
Dai-me o vosso amor e graça,
que esta me basta”.

Esta oração, que lhe é atribuída, resume bem a entrega da sua vida.
Porque não fazes tuas, estas palavras!?

Sem comentários: