segunda-feira, 21 de julho de 2008

DURANTE AS FÉRIAS...


O Evangelho não tem férias.
O Pai cuida constantemente dos homens, das aves do céu, das flores do campo. Eu devo acompanhar o Seu trabalho com amor, meditando nas Palavras de Jesus.

1. Faz um plano de férias, ainda no seu início. Com tempo para o descanso, leitura, estudo, jogo, oração e algum trabalho. Ao meio das férias revê o plano, a ver se não precisará de ser ajustado.

2. Continua a reunir com o teu grupo (de jovens, de amigos…) se estiveres por perto. Se não, arranjar colegas que queiram reunir contigo para ler o Evangelho, pensar, rezar, debater e fazer actividades.

3. Faz um diário das tuas férias, escrevendo num caderno aquilo que fores fazendo e observando ou o que te for acontecendo de mais importante cada dia. Mais tarde, gostarás de ler. E até poderás, depois, mostrar ao teu grupo.

4. Leva os Evangelhos e vai lendo, porque tens agora mais tempo. Medita algumas passagens e confronta-as com a tua vida e com aquilo que passarás a viver.

5. Faz uma recolha de coisas que achares interessante (recortes de revistas e jornais, cânticos, jograis, celebrações, poemas, orações…) para partilhares com os outros.

6. Mas, acima de tudo:
- Continua a falar com Deus, de manhã, à noite… e durante o dia.
- Não deixes de participar na eucaristia todos os domingos (a tua fé não pode entrar de férias).
- Convive com todos e comunica o Evangelho de Jesus através da tua vida. Ajuda os teus pais e faz aos outros o bem que te for possível.
SANTAS FÉRIAS (para quem as tem)!
adaptado de "Mateus, reino, igreja, comunidades" de Lopes Morgado

Sem comentários: