sexta-feira, 4 de julho de 2008

ISABEL DE PORTUGAL, ao serviço da Paz


Isabel, cujo pai era o Rei de Aragão, nasceu no ano 1271. Durante a sua infância, levou uma vida dedicada à oração e à devoção. Ainda muito nova, foi dada em casamento ao Rei de Portugal, D. Dinis, do qual teve dois filhos. O Rei D. Dinis era um líder inteligente e muito amado pelo seu povo sendo, no entanto, um esposo débil e infiel.
Contudo, Isabel tratou-o sempre com respeito e até se mostrou disposta a educar os filhos que teve de outras mulheres.

A força do perdão
O papa Alexandre dissera um dia: “Errar é humano, perdoar é divino”.
Perdoar é difícil, sobretudo quando nos causaram um dano profundo. Porém, culpar os outros pode ferir-nos ainda mais. Isabel preferiu rezar para obter a sabedoria de compreender e assim ajudar-nos a perdoar. Através do perdão encontrou a paz. Por isso, percebeu a imensa importância de construir a paz entre todos.

A paz acima de tudo
Mais tarde, um dos filhos rebelou-se contra o pai. A hostilidade entre ambos agudizou-se de tal forma que se enfrentaram em campo de batalha, até que Isabel interveio. Desesperada por estabelecer a paz, dirigiu-se aos sois exércitos para convencê-los a fazerem as pazes.
Isabel, uma mulher inteligente e preocupada pelos outros, fez construir orfanatos, deu refúgio aos desamparados e fundou um convento. Também mandou edificar um hospital e cuidou dos enfermos. Quando a saúde do seu esposo começou a deteriorar-se, dedicou-se a tratar dele sem nunca o abandonar.
Após a morte de D. Dinis, entrou na Terceira Ordem de S. Francisco retirando-se numa pequena casa perto de um convento para se dedicar aos pobres e aos enfermos. Doze anos depois, Afonso, que entretanto se tornara Rei de Portugal, empreendeu uma campanha contra o Rei de Castela numa disputa pessoal. Isabel, já anciã, montou novamente num cavalo e seguiu os exércitos. Chegou a impor a paz entre os dois soberanos mas, desta vez, o esforço foi demasiado para ela. Adoeceu vindo a morrer pouco depois. As suas palavras favoritas ainda reinam entre nós: “Se amas a paz, tudo correrá bem”.

ORAÇÃO PARA SANTA ISABEL
Ó querida Santa Isabel,
sob a vossa protecção nos queremos colocar.
O vosso exemplo inspira-nos, ainda hoje, no seguimento de Jesus.
Ensinai-nos a acolher com carinho os pobres,
os doentes, os abandonados,
manifestando-lhes o imenso amor do Pai.
Ajudai-nos a ter a coragem de estar ao seu lado,
defendendo as suas lutas e assumindo as suas dores.
Assim como vós, queremos construir a paz,
partilhar o pão da justiça
e distribuir rosas de alegria aos nossos irmãos.
Intercedei por nós para que possamos, um dia,
gozar das alegrias celestes na presença de Deus.
Ámen.

Sem comentários: