sábado, 19 de julho de 2008

SERVAS de Nª Srª de FÁTIMA, ao serviço da Igreja (II)

Comunidade presente na Guarda
Aqui temos a continuação da partilha que a Ir. Perpétua fez sobre a história e carisma da sua família religiosa, a Congregação das Servas de Nossa Senhora de Fátima.
Presença actual da Congregação.
Actualmente, a Congregação das Servas de Nossa Senhora de Fátima está presente nos seguintes países: Angola, Brasil, Bélgica, Guiné-Bissau, Luxemburgo, Moçambique e Portugal.
Europa
Em Bruxelas e no Luxemburgo, existem duas comunidades ao serviço da Igreja local, para acompanhar particularmente os emigrantes portugueses.
Em Portugal, cada comunidade assume uma missão específica no local onde se encontra, de acordo com os seus objectivos: colaboração pastoral, educação, serviço social ou acolhimento.
A Casa Mãe, em Santarém, acolhe as Irmãs mais idosas e doentes. Aí se encontra o túmulo de Luiza Andaluz e uma sala de exposição sobre a História da Congregação.
A sede da Congregação é a casa de São Mamede, em Lisboa, onde reside a Superiora Geral e uma comunidade de apoio a toda a Congregação, presente nos vários países.
Para além da Europa
Chegada à Guiné-Bissau em Julho de 2007, a Congregação está a dar os primeiros passos num projecto educativo, em colaboração com o Bispo de Bissau.
No Brasil, desde 2002, a Congregação tem três comunidades: duas no Estado de Minas Gerais (Três Pontas e Três Corações) e uma no Estado do Espírito Santo (S. Gabriel da Palha). O serviço pastoral paroquial e diocesano, o acolhimento numa casa de retiros da diocese e a colaboração em projectos sociais é o que constitui a missão das Irmãs neste país.
Em Angola, desde 1997, as Irmãs assumem a educação como área prioritária da sua missão, pois esta é uma das maiores urgências deste país. Também colaboram na pastoral paroquial, nomeadamente na catequese.
Desde 1972, a Congregação das Servas de Nossa Senhora de Fátima está presente em Moçambique. Actualmente, tem quatro comunidades, em: Mavila, Inhambane; Maputo; Mecubúri e Nampula. As Irmãs dedicam-se preferencialmente à educação e ao serviço pastoral. Além do trabalho docente em escolas públicas, as Irmãs têm dois lares de meninas estudantes, para proporcionar às jovens das províncias a continuação dos estudos.

Um projecto chamado Família Andaluz
A Família Andaluz é um projecto de vivência partilhada do carisma, entre Irmãs e Leigos (solteiros, casados...).
O carisma que Deus suscitou na Igreja, através da serva de Deus, Luiza Andaluz, está aberto a todas as pessoas que se sentirem chamadas a participar dele, para o enriquecer com novas expressões, hoje, no mundo sedento de Deus.
A Congregação está a implementar o Plano Geral da Família Andaluz. Acompanha a formação de alguns grupos nos diferentes países onde se encontra. Cada grupo, no contexto em que está, atento às necessidades do meio, vai procurando aprofundar o carisma e encontrar a sua missão concreta.
Cada pessoa e cada família tem um papel importante na transmissão da Boa Nova da paz, na promoção da justiça e do respeito pela criação, na defesa da vida e da dignidade de toda a pessoa humana.

Sem comentários: