terça-feira, 29 de julho de 2008

SANTA MARTA, amiga hospitaleira


Marta é contemporânea de Jesus. Era a irmã de Maria e Lázaro, que Jesus reanimou da morte.
Segundo narra a Bíblia, estes três irmãos mantiveram uma relação íntima com Jesus. Eles eram seus amigos e Jesus demonstrou-o visitando-os em Betânia, povoação próxima de Jerusalém.
Marta era quem mais se atarefava para receber bem a Jesus e servir os discípulos. Maria preferia ouvir as palavras de Jesus. Marta incomodava-se com isso: também ela gostaria de ficar sentada aos pés do Mestre e meditar nas suas palavras. Mas quem faria o trabalho? Lamentando-se disso a Jesus, este fez-lhe ver que embora a sua preocupação fosse bem intencionada, nada do muito que temos a fazer nos deve afastar do essencial: “Maria escolheu a melhor parte, que não lhe será tirada” (cf. Lc 10, 38-42).
Como dirá Santo Agostinho, mais tarde, “Não adianta correr muito, se corremos fora do caminho”. Deixar orientar a nossa vida, preocupações e opções pela Palavra de Deus ajuda a errar menos e a fazer melhor (em vez de muito).

A fé de Marta
Marta, apesar de “atarefada” amava Jesus e acreditava com todo o coração que ele era o filho de Deus. Quatro dias após a morte do seu irmão Lázaro, Marta mandou chamar Jesus. Quando este chegou, tranquilizou-a dizendo: “Quem crê em mim, ainda que tenha morrido, viverá; e todo aquele que vive e crê em mim, nunca morrerá”. Marta correspondeu afirmando: “eu creio, Senhor, que Tu és o Messias, o Filho de Deus que havia de vir ao mundo” (cf. Jo 11, 19-27).
Desta forma, Marta revelou que, mesmo num momento difícil, a fé permite-nos procurar e encontrar luz para os nossos caminhos. Essa luz, para ela e para nós, tem um nome: JESUS.

Segundo as lendas ocidentais, depois da ressurreição de Jesus, Marta e Maria foram para o sul de França, onde converteram muitas pessoas ao cristianismo. Além disso, a lenda narra que Marta aí morreu, tendo sido descoberto os seus restos mortais e venerados por volta do século XII.

Um bom dia de Stª Marta a todas as “Martas” de nome, de trabalho e de fé.

Sem comentários: