sexta-feira, 1 de agosto de 2008

S. AFONSO MARIA DE LIGÓRIO, advogado de Deus


Afonso nasceu em 1996, perto de Nápoles, filho de um oficial da marinha. A sua mãe era uma mulher piedosa, mas o seu pai era um homem severo que tinha grandes expectativas que o seu filho seguisse uma carreira brilhante.
Amante dos estudos, aos 19 anos já era advogado, avançando com sucesso. Mas a sua vida mudou radicalmente quando percebeu a fragilidade dos julgamentos humanos, defendendo culpados e condenando inocentes. Sentindo que Deus o desafiava a reconsiderar as suas opções, aos 30 anos fez-se sacerdote, contra o desejo do pai.
Passava os seus dias junto aos mendigos da periferia de Nápoles e dos camponeses. Em 1732, fundou a Congregação do Santíssimo Redentor (padres redemptoristas), para concretizar o anúncio do Evangelho: "fui enviado para evangelizar os pobres". Entregou-se de corpo e alma a promover a verdadeira vida cristã no meio dos fiéis, especialmente dos mais necessitados.

Escreveu várias obras ascéticas e teológicas. Entre as mais conhecidas temos "A Prática do amor a Jesus Cristo". A sua obra mais importante versa sobre teologia moral, assunto no qual é considerado um mestre. Hoje, os seus escritos estão traduzidos em dezenas de línguas.
Em 1762, foi eleito bispo de Santa Ágata dos Godos, por Clemente XIII, mas devido à idade e ao seu débil estado de saúde abdicou do lugar após ter renovado espiritualmente a diocese. Sofreu muitas contrariedades no fim da vida: criticado pelos seus escritos e até mesmo expulso de sua própria Congregação, por causa da má interpretação daquilo que desejava para seus seguidores.
Afonso, um homem apaixonado que dedicou sem reservas a sua vida a Deus, morreu em 1787 com cerca de 91 anos.

Sem comentários: