quinta-feira, 14 de agosto de 2008

RICOS POBRES OU POBRES RICOS!?


Era uma vez… um pai de uma família rica que decidiu passar um fim de semana com o filho entre os pobres. O objectivo da viagem era claro: o rapazinho devia aprender a valorizar os bens materiais e o prestígio social. O pai queria, desde cedo, passar esses valores para o herdeiro. Hospedaram-se numa casa de madeira de um dos trabalhadores da herdade de um familiar.
Passados os dias, ao regressarem a casa, o pai perguntou ao filho: “Que tal? Gostaste? Aprendeste alguma coisa?”
O rapaz ficou calado por um momento e, depois, disse: “É evidente que aprendi, papá! Vi que nós temos um cão e eles têm quatro. Nós temos uma piscina e eles um rio que não tem fim. Nós temos uma varanda coberta e iluminada e eles têm as estrelas e a luz do céu. Nós temos um canário numa gaiola e eles têm em liberdade todas as aves que a natureza lhes pode oferecer”.
O pai do gaiato não saia do seu espanto por começar a ver o mundo com os olhos inocentes do filho, que continuou: “Além do mais, observei que eles rezam antes de comer e nós aqui em casa falamos de negócios, da valorização do Euro e dos próximos eventos sociais e das roupas com que devemos apresentar-nos. De seguida, empurramos o prato, a Joana arruma e nós vamos à vida. No quarto, onde dormi com o Toneca, passei vergonha. Ele ajoelhou-se e agradeceu a Deus por tudo, inclusive pela nossa visita. Eu dormi na cama e ele no chão, pois não havia outra cama. Lá em nossa casa, a Joana dorme no quarto das arrumações, embora não faltem quartos”.
O pai estava envergonhado e estupefacto. O filho, na sua sábia ingenuidade, abraçou o pai e acrescentou: “Obrigado, pai, por me teres mostrado quanto nós somos pobres…”
in Contacto,
Julho/Agosto 2008
Pe. Jorge Fernandes, svd

1 comentário:

Ailime disse...

Extraordinário "Blog" onde há muito a "beber" para satisfazer a sede do Senhor!
Hoje foi a primeira visita, quando procurava algo sobre S.João da Cruz!
Encontrei esta pérola, onde virei regularmente para ler, meditar e, se me permitirem, divulgar algumas das "histórias, citações, etc." que aqui encontrei!
Um bem-haja muito grande!