domingo, 17 de maio de 2009

SEMANA DA VIDA (VIII)

8º dia – Domingo, 17 de Maio
Família, escola onde se aprende o valor da “bondade”


Para reflectir
Aproveitai todas as ocasiões para serdes hospitaleiros” (Rm 12,13).
A bondade, que conduz o ser humano na construção da felicidade sua e dos outros, aprende-se sobretudo com os bons exemplos, quase sem necessidade de palavras. Mas não deixa de exigir esforço e até abnegação e auto-renúncia pela felicidade dos outros.
A bondade pura só existe em Deus. “Só Deus é bom”, dizia Jesus ao jovem rico que lhe chamou Bom
Mestre (Lc 18,19). A bondade supõe o amor e a gratuidade, aliás, é a sua expressão natural. É bondosa a pessoa que olha com amor não só os seus irmãos como toda a realidade criada. Todo o ser humano tem em si algo de bom, inculcado por Deus, que o criou à sua imagem e semelhança. Mas, seguindo essa lei natural, precisa ainda de crescer no conhecimento e caminho do bem.
A família educa para a bondade sempre que escuta com atenção, dá e ama na gratuidade, saúda com carinho, ampara um idoso; sempre que em família se ama e presta serviço de forma desinteressada e gratuita, aprende-se a ceder o lugar nos transportes públicos, a repartir com os mais pobres, a empenhar-se em obras sociais, a assumir-se como cidadão na sociedade civil.

Para rezar
– Um desafio ao exame de consciência: em silêncio, cada um identifique três acções pessoais boas e uma má; depois procure perceber como reagiu nas duas situações; por fim, tente tirar lições.
– Rezemos pelos pais que são menos bons para os seus filhos e os matam antes de nascer, os abandonam ou abusam deles. Que o Deus da vida e da infinita bondade converta os seus corações à vida.
– Rezemos pelas pessoas que são vítimas da violência doméstica, mas também pelos agressores. Que Deus transforme o seu coração agressivo num coração bondoso, sensível ao bem e à harmonia.
Ponto de esforço: Comprometer-se a realizar uma boa acção ao longo do dia.
Rezar, repetindo três vezes: “Dai-me Senhor um coração puro, criai em mim um espírito novo”.
Ao Senhor a última palavra: “Caríssimo, não imites o mal, mas sim o bem. Quem faz o bem é de Deus; quem faz o mal não viu a Deus” (3 Jo 1,11).
Bendigamos ao Senhor. R: Graças a Deus!

Fonte: http://www.leigos.pt/semanadavida/2009/index.html

Sem comentários: