domingo, 10 de maio de 2009

SEMANA DA VIDA (I)

1º dia – Domingo, 10 de Maio
Família, escola onde se aprende o valor da “dignidade”

Para reflectir
“Não sabeis que o vosso corpo é templo do Espírito Santo, que habita em vós?” (1 Cor 6,19)
Toda a pessoa é digna de respeito. A grandeza da sua dignidade advém da sua condição humana e não de outros adereços. Esta condição é o fundamento da igualdade e dignidade de todo o ser humano, que merece igual respeito, independentemente de quem for: homem ou mulher, criança ou jovem, adulto ou idoso, rico ou pobre, conhecido ou estrangeiro, branco ou negro, doente ou com saúde, amigo ou inimigo!
A fé cristã ensina que todo o ser humano foi criado à imagem e semelhança de Deus, donde se
depreende que todo o ser humano é irmão em Jesus Cristo, o Filho de Deus que Se fez homem.
Reconhecer a dignidade dos outros faz-nos crescer na própria dignidade e torna-nos mais humanos.
A Família é escola de dignidade sempre que pais e filhos se tratam com respeito mútuo, no reconhecimento, no valor e na importância devidos a cada um, e dão a todos um trato amável e respeitoso. No fim de contas, o sentido da dignidade humana é mais bebido com o leite materno do que uma aquisição pessoal.

Para rezar
– Peçamos perdão a Deus pelas vezes que olhámos com indiferença ou com desdém as pessoas mais pobres ou marginais.
– Rezemos pelas pessoas que vivem movidas pelo ódio, pelo desejo de vingança e agressão, e, por isso, tratam as outras como se fossem coisas. Que Deus, Pai de misericórdia, torne os seus corações sensíveis à dignidade humana.
Ponto de esforço: tentar olhar todas as pessoas a partir da sua dignidade, especialmente aquelas de quem menos gostamos. Se encontrarmos um marginal, tentemos sorrir para ele, embora com prudência.

Pai Nosso (saboreando a ternura do Pai e a nossa filiação).

Ao Senhor a última palavra: “Vede com que amor o Pai nos amou, ao querer que fôssemos chamados filhos de Deus. E, de facto, somo-lo!” (1 Jo 3,1).

Sem comentários: