domingo, 26 de abril de 2009

NUNO ÁLVARES PEREIRA, NOVO SANTO PORTUGUÊS


Hoje em Roma é canonizado mais um português. Motivo de natural orgulho patriótico mas também modelo de santidade para todo o crente, a “santificação” daquele que nos habituámos a chamar de beato Nuno não deixa de ser uma ocasião para reflectir sobre esta figura que alguns acham controversa:
D. Nuno Álvares Pereira ou Frei Nuno de Santa Maria?
O condestável do reino ou o carmelita?
O guerreiro ou o santo?


É fácil cair nessa tentação de analisar este “santo condestável” sob prismas diferentes e, segundo julgamos, contraditórios. Contraditórios!?
A dificuldade reside em conciliar o guerreiro e fino estratega, profundamente empenhado nos problemas políticos e patrióticos do tempo com aquele que, num segundo período da sua vida, deu todos os seus bens e abandonou as demais preocupações terrenas para se retirar na oração de um convento carmelita.
Ajudará a perceber melhor a verdade deste homem saber que ele não se tornou santo por se tornar religioso, mas que esta última e radical opção de vida foi possível por ele viver já, a seu modo, a santidade.

Afinal o que é a santidade?
Creio que esta não se mede simplesmente por actos (decisões difíceis, actos heróicos, gestos generosos, virtudes invulgares, milagres prodigiosos…). Tudo isso pode ser sinal de algo; afinal “não há fumo sem fogo”. Mas, precisamente, a fogueira da santidade não reside na visibilidade exterior mas na realidade interior, sempre anterior aos grandes gestos. A forma como Nuno Álvares Pereira viveu a sua juventude, já no ambiente da corte, imbuído no desejo de se consagrar a Deus; a fidelidade e abnegação reveladas na defesa exclusiva dos interesses da pátria e do mestre de Avis a quem sempre serviu; a solicitude e recta justiça demonstradas no tratamento dos seus soldados, servos e reconhecida pelos seus inimigos; o desprendimento que provou ter dos bens materiais e títulos de nobreza (era o homem mais poderoso e rico do reino a seguir ao rei) … são sinais reveladores da sua profunda e sincera relação com Deus, pois tudo vivia convicto de respeita a divina vontade.
Para saberes mais, lê aqui um resumo da sua história:
http://sdpv.blogspot.com/2008/11/nuno-lvares-pereira-soldado-de-cristo.html

Para os nossos “tempos de crise” fica-nos o exemplo deste homem que soube enfrentar as do seu tempo com fé, coragem e convicção. Afinal, não será também a forma de encarar e vencer as nossas?

Sem comentários: