terça-feira, 7 de abril de 2009

O QUE VALE UMA VIDA HUMANA?

A pergunta pode parecer descabida.
Não existe nenhum índice de valor capaz de “cotar” em bolsa ou em qualquer mercado uma vida humana, porque nada pode estar acima desse incomparável dom.
Porém, atrevo-me a repetir a questão: O QUE VALE UMA VIDA HUMANA?



Uma triste efeméride desta data, 7 de Abril, é o início da imensurável tragédia ocorrida no Ruanda, no ano de 1994. Em somente 3 meses, num conflito étnico, 800 000 Tutsis (cerca de 8000 por dia), crianças, mulheres, velhos, foram massacrados a golpes de catana por milícias hutus. Um genocídio visivelmente bem planeado e cujas imagens deram a volta ao mundo, mas que a comunidade internacional não foi capaz de impedir.
Em 13 semanas, perto de 75% da população tutsi foi aniquilada.
Os 250 soldados das Nações Unidas presentes viram-se obrigados a ser testemunhas impotentes de tal carnificina. Segundo Romeo Dallaire, general dos “capacetes azuis”, uma comissão de burocratas ocidentais esteve no local para avaliar a situação ainda no seu início e eis a conclusão: “Recomendamos ao nosso governo de não intervir, pois os riscos são elevados e, aqui, somente existem seres humanos.”
O QUE VALE UMA VIDA HUMANA?


Estamos na Semana Santa, através da qual os cristãos relembram a entrega de Cristo na cruz. Tal como o recorda o Evangelho, Ele já dissera antes: “Não há maior prova de amor do que dar a vida pelos seus amigos” (Jo 15,13) ou ainda, “Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância” (Jo 10,10).
Para Jesus, TODA A VIDA HUMANA VALE… UMA VIDA DIVINA, a SUA.

Quanto vale para ti?
*

Sem comentários: