Não existe nenhum índice de valor capaz de “cotar” em bolsa ou em qualquer mercado uma vida humana, porque nada pode estar acima desse incomparável dom.
Porém, atrevo-me a repetir a questão: O QUE VALE UMA VIDA HUMANA?
Uma triste efeméride desta data, 7 de Abril, é o início da imensurável tragédia ocorrida no Ruanda, no ano de 1994. Em somente 3 meses, num conflito étnico, 800 000 Tutsis (cerca de 8000 por dia), crianças, mulheres, velhos, foram massacrados a golpes de catana por milícias hutus. Um genocídio visivelmente bem planeado e cujas imagens deram a volta ao mundo, mas que a comunidade internacional não foi capaz de impedir.
Em 13 semanas, perto de 75% da população tutsi foi aniquilada.
Os 250 soldados das Nações Unidas presentes viram-se obrigados a ser testemunhas impotentes de tal carnificina. Segundo Romeo Dallaire, general dos “capacetes azuis”, uma comissão de burocratas ocidentais esteve no local para avaliar a situação ainda no seu início e eis a conclusão: “Recomendamos ao nosso governo de não intervir, pois os riscos são elevados e, aqui, somente existem seres humanos.”
O QUE VALE UMA VIDA HUMANA?
Estamos na Semana Santa, através da qual os cristãos relembram a entrega de Cristo na cruz. Tal como o recorda o Evangelho, Ele já dissera antes: “Não há maior prova de amor do que dar a vida pelos seus amigos” (Jo 15,13) ou ainda, “Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância” (Jo 10,10).
Para Jesus, TODA A VIDA HUMANA VALE… UMA VIDA DIVINA, a SUA.
Quanto vale para ti?
*
Sem comentários:
Enviar um comentário