quinta-feira, 30 de abril de 2009

EM QUEM POMOS A NOSSA CONFIANÇA?


“Sei em quem pus a minha confiança” 2 Tm 1, 12

Ao longo desta semana que começou no dia 26 de Abril e que terminará no próximo domingo, dia 3 de Maio, somos convidados a rezar pelas vocações de especial consagração ao Senhor. Desde 1964, portanto há 45 anos, que por iniciativa de Paulo VI, se dedica o domingo do Bom Pastor à oração pelas vocações.
A frase bíblica que dá o mote à reflexão desta semana é retirada de uma carta de Paulo a Timóteo: “Sei em quem pus a minha confiança”. É a afirmação que dá ao apóstolo dos gentios a força para aguentar as privações a que estava sujeito em Roma, por altura da sua prisão domiciliária. É a razão pela qual suportou todos os sofrimentos e obstáculos ao longo da sua vida dedicada ao anúncio do Evangelho.
Hoje somos convidados a questionarmo-nos de novo: em quem pomos a nossa confiança? O que nos dará força para testemunhar com a nossa vida aquilo em que acreditamos? O futebol, a música, os ídolos do cinema, os políticos, o dinheiro, o poder ou a fama? Tudo isto é passageiro, superficial, falível. Então, em quem confiamos a nossa vida, a quem entregamos a nossa fé, o nosso amor?
Como seria bom afirmarmos com o testemunho do nosso coração e dos nossos actos o que dizemos com os lábios: sei em quem pus a minha esperança!

Pe. Hélder Lopes, SDPV

Sem comentários: