quarta-feira, 1 de abril de 2009

DIA DAS MENTIRAS... OU DA VERDADE!?


Hoje é dia das mentiras.
Oxalá fosse verdade!
Seria sinal que nos outros dias, não haveria espaço para mais mentiras.
Mas essa, é a maior mentira de todas.
É verdade que já não se fala em mentiras. Seria muito feio! Somente são proferidas inverdades ou meias verdades. Mentiras cosmeticamente retocadas, maquilhadas com pó que se atira aos olhos… aos ouvidos… dos outros. Nem o progenitor da mentira acredita nela, mas vai passando essa falsa verdade.
Tanto assim é que quando, finalmente, a Verdade é revelada ninguém a reconhece ou aceita.
Seria bom recordar as sábias palavras de Gandhi: “O erro não se torna verdade pelo facto de se difundir e multiplicar facilmente. Nem a verdade se torna erro pelo facto de ninguém a ver.”

«Se permanecerdes fiéis à minha mensagem [...], a verdade vos tornará livres» (Jo 8, 31)

A liberdade, mais do que um direito adquirido, conquista-se e merece-se à custa de esforço e coerência. A verdadeira liberdade não está tanto em fazer o que se quer mas em querer o que se faz. E isso exige, de verdade, Liberdade.
Ninguém melhor que Jesus o poderia afirmar: a verdade da sua mensagem liberta-nos da escravidão das mentiras camufladas que subjugam a nossa existência. René Voillaume, discípulo de Carlos de Foucauld e fundador dos Irmãozinhos de Jesus, dizia que “nada é mais inútil do que meditar sobre verdades, sem concretizá-las nos actos da própria vida”.
Dia das mentiras ou Dia das verdades!?
Vida de mentira ou Vida de Verdade!?
Se, de verdade, és livre saberás escolher.

Sem comentários: