quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

10 MILHÕES DE ESTRELAS – um gesto pela Paz 2008







Pelo sexto ano consecutivo, a Cáritas Portuguesa lança a campanha “10 milhões de Estrelas – Um gesto pela Paz”. Esta iniciativa é levada a cabo pelas respectivas Cáritas Diocesanas de todo o país e tem como objectivo motivar cada cidadão para os valores da Paz, da Justiça e da Solidariedade.
Tal como é afirmado na divulgação da Campanha, “na próxima celebração do Natal contrariando as tendências consumistas que desvirtuam o seu verdadeiro sentido, a Cáritas Portuguesa lança, mais uma vez, o desafio a todos os cidadãos, independentemente das suas convicções religiosas ou políticas: Vamos, juntos, acender uma vela, símbolo do nosso desejo de Paz para o mundo. A vela é apenas um sinal e um instrumento que facilita a partilha de bens com os mais pobres porque, enquanto persistirem tantas e tão graves desigualdades no mundo, não haverá paz na terra.”

Concretamente, a iniciativa apela a que se acenda uma vela na noite de Natal, sendo esta colocada à janela. Outras iniciativas são promovidas como aquela que se realizará no próximo sábado na cidade da Guarda, numa parceria entre a Cáritas Diocesana e os professores de E.M.R.C. da mesma cidade. Trata-se de uma acção que pretende animar a comunidade local. Terá início pelas 16 horas com uma concentração no átrio do Seminário da Guarda, seguida de uma caminhada até à Sé da Guarda onde será celebrada uma eucaristia às 18 horas.

Das verbas recolhidas na compra das velas desta operação, 30% das mesmas destinam-se a apoiar um projecto de cooperação e desenvolvimento para promover a integração dos Pigmeus de Mongouma – população minoritária da República Centro África – sendo as áreas de educação e da saúde as principais prioridades. Os restantes 70% serão canalizados pela Cáritas Diocesana para o Centro de Apoio à Integração de Imigrantes da Guarda.
As velas e outros materiais podem ser adquiridos na Cáritas Diocesana da Guarda (telf.: 271 212 428; e.mail: caritas.guarda@sapo.pt ).

Sem comentários: