quarta-feira, 26 de novembro de 2008

JOÃO BERCHMANS, ser santo na rotina


João Berchmans nasceu em Diest, na Bélgica, no seio de uma família muito humilde. Por isso, sujeitou-se a trabalhar como criado para financiar os seus estudos. Nada mais fez na sua vida porque morreu com 22 anos, a 13 de Agosto de 1621.
Nada mais!? A lição de vida que este jovem nos deixa é precisamente o contrário. A existência não vale tanto pelos anos que a constituem mas pela vida com a qual os vivemos. Conscientemente, realizava cada uma das suas acções como uma competição consigo próprio. “Maximus in minimus”, ser perfeito nas mais pequenas coisas quotidianas, era o seu lema de vida. Sim, é possível ser santo com uma vida completamente banal e fazer das coisas mais insignificantes “milagres” de santidade.

O jovem João questiona-nos sobre a forma como encaramos e vivemos a rotina diária. Tudo pode e deve servir para construirmos o Reino de Cristo ao nosso redor. Com Deus, podemos viver tudo de uma forma renovada e generosa. O que realmente norteava a sua vida era querer conhecer e seguir a vontade de Deus: «O Senhor bate à porta do meu coração. Nenhuma outra ideia me ocorre, quer durante o estudo, quer durante o descanso; nada mais me vem à mente quando passeio ou me ocupo em qualquer outra coisa; nenhum outro pensamento me assalta senão o de examinar o estado de vida que devo escolher».
João decidiu ingressar na Companhia de Jesus (Jesuítas) em 1616. Tinha então 17 anos. O seu sonho de anunciar o Evangelho na China. Porém, foi durante a sua formação que adoeceu com uma forte infecção pulmonar vindo, depois, a falecer.
Amorosamente fiel às regras, humilde, colega sempre alegre e gentil, estudante esforçado, tornou-se padroeiro da juventude. Foi canonizado por Leão XIII em 1888.

Sem comentários: