quarta-feira, 18 de junho de 2008

SAMUEL CLEAR, peregrino universal

Chama-se Samuel Clear. Tem 29 anos e é australiano.
Até aqui, nada de especial.
A particularidade é que ele anda por aí. Literalmente. Na verdade, empreendeu uma viagem dando volta ao mundo caminhando a pé e rezando pela unidade dos cristãos.
Engenheiro mecânico de formação, Samuel pouco exerceu profissionalmente já que optou dar do seu tempo aos outros. Comprometeu-se como missionário na Austrália. Foi ao longo dos cinco anos de missão que começou a ver muita divisão entre as diversas igrejas cristãs. Comprovou-o pessoalmente, sendo agredido, não por ser cristão, mas simplesmente porque era católico.

Sam testemunha-nos o seguinte: “O que realmente me abalou foi quando um pentecostal e um evangélico se converteram ao catolicismo e os dois perderam a sua família e os amigos porque se terem convertido. Todos acreditaram que desonrava Cristo desta forma.
Nesse momento, creio, houve uma sensação de dor de Cristo pela Igreja dividida (…) e por muito que tentasse esquecer, não pude, até o ponto em que decidi fazer algo. Mas dei-me conta que pouco podia fazer, nada podia resolver. Como engenheiro mecânico gosto de resolver problemas, mas neste caso não podia. Porém, um dia, estando ajoelhado na missa a rezei: «Senhor, gostaria muito de ajudar-te, mas sinto muito, amigo, estás por tua conta. Não posso ajudar-te». E uma vez que me calei, ficando em silêncio, senti que o Senhor dizia: «Sabes, Samuel, tens razão. Não podes resolver nada, mas Eu posso. Preciso que rezes».
A partir daí, essa foi a missão, rezar: rezar pela unidade e convidar a rezar pela unidade. Até que um dia, olhando para um mapa, pensei que eu podia caminhar, realmente queria fazer algo mais que rezar e convidar a isso.

Assim, após um ano de preparação e depois de falar com o meu bispo e o director da missão onde trabalhava, tomamos a decisão do que eu faria: vendi tudo e comecei a caminhar.
Caminho e rezo, simplesmente. Paro em todas as igrejas que encontro em meu caminho: ortodoxas, pentecostais, protestantes, evangélicas e estendo o convite a rezar pela unidade.”

Começou no Brasil em Dezembro de 2006. Com cerca de 30/50 quilómetros diários já percorreu aproximadamente 18 mil. Samuel Clear caminhou de sul para norte toda a América Latina, até chegar ao Canadá; posteriormente viajou de avião para a Rússia e alcançou a Europa para terminar a sua aventura.


Na América Latina, viu-se perseguido por um puma ou ainda apedrejado por alguns aldeães que estranharam a cor dos seus olhos e do seu cabelo. Mas o que mais o fascina é conviver com os diversos povos que encontrou.
Actualmente, está a concluir a sua longa viagem na Espanha para voltar à Austrália e participar da Jornada Mundial da Juventude, onde partilhará o seu testemunho e compromisso pela unidade dos cristãos. Depois, espera dedicar-se novamente à missão junto dos jovens.

Samuel tem um site, http://www.ymt.com.au/walk4one/, através do qual podes acompanhar o seu percurso e unires-te às suas intenções (está em inglês mas vale uma visita).

Sem comentários: