domingo, 29 de junho de 2008

S. PAULO, apóstolo missionário


Quando Paulo nasceu em Tarso, recebeu o nome de Saulo. A sua família vivia bem graças ao fabrico e comércio de tendas. Seguia a lei hebraica de modo rigoroso e, enviado a Jerusalém, foi um aluno brilhante na escola do fariseu e mestre da Lei, Gamaliel, que vem referenciado no Novo Testamento.
De tal maneira o jovem Saulo era zeloso pelas coisas de Deus que encarou o grupo dos seguidores de Jesus como uma ameaça às tradições e religião judaicas. Lançou-se em perseguições à Igreja, prendendo homens e mulheres. Sabendo que a nova corrente se espalhava fora da Judeia, põe-se a caminho de Damasco para encarcerar os cristãos que aí encontrasse.
Porém, perto da cidade, uma luz forte cega Saulo, deitando-o ao chão. Ouviu uma voz que lhe disse: “Saulo, Saulo, porque me persegues?” (Act 9, 4) Saulo acaba de se encontrar com Jesus. Recuperada a vista dos olhos e, sobretudo, do coração, faz-se baptizar assumindo o nome romano de Paulo (significa pequeno) e aderiu à uma nova vida em Jesus.

Um grande missionário
Paulo inicia, então, um longo caminho feito de diversas etapas. Desde Damasco, passando por Jerusalém, não mais parou levando ao mundo conhecido a Boa Nova do Evangelho de Jesus. Mas de perseguidor, Paulo passou a perseguido. Muitas vezes maltratado e insultado, foi apedrejado, passou frio e fome, naufragou, foi preso e acabou por ser martirizado em Roma… Mas tudo enfrentou e aceitou pela grande paixão que sentia por Jesus. Sentindo-se salvo por Ele quis levar a todos a Sua salvação.
Após a sua conversão, Paulo dedicou o resto da sua vida a pregar, a fundar novas comunidades de cristãos e a escrever-lhes cartas que hoje lemos e meditamos nas eucaristias. Os seus escritos encorajam e aconselham sobre a forma de seguir fielmente a Cristo.

Ano Paulino
Ao proclamar este ano jubilar dedicado a S. Paulo, Bento XI desafia-nos a, como Paulo, sermos missionários sem vergonha em anunciar Cristo ao nosso redor. Também nós temos de “despertar” e convertermo-nos ao amor de Jesus que nos liberta e nos chama a libertar os que nos rodeiam.

Sem comentários: