terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

DAR MÚSICA AO UNIVERSO


A Nasa terá transmitido a música "Across the Universe" dos Beatles, para o espaço, esta meia-noite.
A transmissão foi orientada para a estrela Polaris, conhecida como a "Estrela do Norte", localizada a 431 anos-luz da Terra.
A canção viajou pelo universo em uma velocidade de 300 quilômetros por segundo.
Segundo a Nasa, a transmissão comemora o 40º aniversário da gravação da música dos Beatles e os 50 anos da fundação da Nasa, a agência espacial americana, criada em 1958.

Dar música ao espaço…
Comunicar com o universo…
Comunicar com algo ou alguém que não se conhece sequer se existe…
A ideia é, pelo menos, original. Nem é descabida de todo. O homem só se realiza na medida em que se comunica para fora de si mesmo. Então, porque não com o universo!?
Contactar com o desconhecido… o supostamente provável… o misterioso… o inacessível (por enquanto)… habilitamo-nos ao surpreendente… ao fascinante… ao imensamente maior que nós…
E fico-me a pensar porque razão a mesma humanidade revela tantas vezes reticências e, até, repugnância em contactar com Deus, só porque Ele é desconhecido… supostamente provável… misterioso… inacessível (por enquanto)…
Porque razão não O consideramos como interlocutor privilegiado? Ele que, afinal, até é surpreendente… fascinante… e imensamente maior que nós…
Sempre que contemplo o universo, através das estrelas, sinto que Alguém me olha e me pisca o olho pelos brilhos celestes. Então brota em mim uma melodia (não a dos Beatles, mas a minha) que Lhe responde com o que me vai no coração.
Aí eu sei: Alguém me escutou com atenção…

Sem comentários: