terça-feira, 18 de dezembro de 2007

ISTVAN KASZAP – O ATLETA DE DEUS

Istvan (Estêvão em português) nasceu na Hungria em 1916 numa povoação cujo nome é difícil de escrever, quanto mais de pronunciar: Székesfehérvar. O clima de guerra dita o fim do Império austro-húngaro e a miséria de muitos. Nesse clima a família Kaszap socorre numerosos necessitados, inculcando aos cinco filhos compaixão pelos pobres e uma fé profunda em Deus.
Desde muito jovem, Istvan revela um carácter fogoso, impulsivo: afectuoso e exuberante entre os seus e reservado fora do círculo familiar. Na escola mostra-se trabalhador mas é sobretudo no desporto que se destaca. Colecciona medalhas e troféus em atletismo, natação e ginástica. De belo aspecto e recheado de sucessos desportivos, torna-se evidente que atrai os olhares das jovens. Consciente de que a fama e a formosura o podem distrair do essencial, consagra-se a Nossa Senhora e toma uma decisão: será exclusivamente de Deus.
Ingressa na Companhia de Jesus em 1934: ele quer tornar-se um autêntico atleta, um soldado de Cristo; sonha com as Missões e o Martírio.
Porém, quatro meses depois da sua entrada nos Jesuítas uma doença declara-se obrigando-o a ficar acamado. O mal agrava-se: dores nas articulações que torcem os seus membros. São três meses de hospitalização com tratamentos dolorosos que não conseguem vencer esta espécie de cárie óssea.
Istvan tudo suporta com uma paciência e coragem heróicas. Dirá: “O que dá valor à nossa vida é o saber suportar em silêncio e sem nos queixarmos os maiores sofrimentos”. O jovem húngaro vê na doença um meio de se unir à paixão de Cristo, à sua obra redentora. O pessoal médico é impressionado pela sua serenidade, coragem e fé.
Após uma breve melhoria o mal retorna mais grave ainda. Istvan oferece ao Sagrado Coração de Jesus a sua vocação, os seus sofrimentos e a sua vida. Já nada atenua a sua dor. Falece uma semana antes do Natal de 1935, precisamente nesta data: 18 de Dezembro. Encontrarão um bilhete por ele escrito dias antes: “Adeus a todos, reencontrar-nos-emos no céu. Não choreis, pois hoje é o dia do meu nascimento no céu".
Na fama da sua santidade não cessou de crescer, sobretudo entre os jovens e a causa da sua beatificação foi introduzida em 1994.

Sem comentários: