quinta-feira, 24 de abril de 2008

QUE MINHA ALEGRIA SEJA COMPLETA


"Manifestei-vos estas coisas,
para que esteja em vós a minha alegria,
e a vossa alegria seja completa".
Jo 15, 11

Eu te peço, meu Deus:
faz com que te conheça, que te ame,
para que a minha alegria esteja em ti.
E, se isso não for plenamente possível nesta vida,
faz ao menos que eu progrida todos os dias,
até atingir a plenitude.
Que nesta vida o teu conhecimento cresça em mim
e que ele esteja completo no último dia;
que o teu amor cresça em mim
e que ele seja perfeito na vida futura,
para que a minha alegria,
já grande em esperança cá na terra,
seja então acabada na realidade.
(...)
Deus verdadeiro, faço-te esta oração;
atende-me para que a minha alegria seja perfeita.

Que doravante seja esta a meditação do meu espírito
e a palavra dos meus lábios.
Seja este o amor do meu coração
e o discurso da minha boca,
seja a fome da minha alma,
a sede da minha carne
e o desejo de todo o meu ser,
até ao dia em que eu entre na alegria do Senhor,
Deus único em três Pessoas,
bendito pelos séculos.
Amen.

Santo Anselmo

Sem comentários: