sexta-feira, 18 de abril de 2008

CAMINHO, VERDADE E VIDA

“Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida”
Jo 14, 6

Muitos são os caminhos e muitas as verdades procuradas e desejadas, tantos quantos os projectos de (boa) vida.
Mas nem todos os caminhos levam aonde realmente queremos chegar.
Nem todas as verdades libertam e fazem crescer.
E nem tudo o que reluz é ouro, quanto mais a vida.


Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. É Jesus quem o diz. Não será Ele um pouco pretensioso!? O que quererá Ele dizer com mais esta forte afirmação?
Todo o caminho deve levar a uma meta. O caminho conduz, orienta-nos para aquilo que pretendemos. Para o homem que procura mais e melhor do que a si próprio, sabe que só em Deus encontrará resposta. Jesus é mediador (caminho) entre aquele que procura e Deus que, afinal anseia por esse encontro.
Mas encontrar Deus porquê?
Encontrar para conhecer, para perceber os mistérios que achamos à nossa volta, em nós mesmos e mais ainda sobre o próprio Deus. Chegar à verdade, do que somos, do que nos rodeia e desse Outro transcendente. Jesus mostra-nos quem é Deus: um Pai que a todos quer salvar. De uma maneira perfeita e definitiva, Jesus revela ao homem aquilo que, antes d’Ele, Abraão, Moisés e os profetas foram descobrindo aos poucos sobre o Deus de Israel. Por Jesus, chegamos à Verdade.
Mas chegar à Verdade para quê?
Encontrar-se com Deus e conhecê-lo abre-nos as portas para (con)viver com Ele. Se Deus nos deseja salvos é para estarmos com Ele, participarmos da sua Vida (em abundância). O amor de Cristo na cruz, torna-nos participantes dessa nova realidade. Essa Vida pode/deve ser antecipada, desde já, na medida em que seguimos pelo Caminho de Jesus, acolhemos a sua Verdade libertadora e assumimos em gestos e atitudes a sua Vida plena.

Sem comentários: