sexta-feira, 25 de abril de 2008

LIBERDADE


Hoje, é o “nosso” Dia da Liberdade.
Importa lembrar, neste dia, que a liberdade para além de direito a conquistar, também é um dever a cumprir.
Dizia o filósofo Sartre: “Eu sou a minha liberdade”. Concordo. Resta saber o que a nossa liberdade nos faz ser. Com ela, posso libertar outros ou, “livremente”, deixo-me prender a coisas, preconceitos, vícios, egoísmos, ódios, … Se sou a minha liberdade, nem sempre ela me liberta.
E se eu a usasse para benefício dos outros?
E se fosse, simplesmente, pelo Outro?

Afinal, só os que são realmente livres estão disponíveis para dar. Sobretudo para dar-se…
Assim dizia o Abbé Pierre, um homem inteiramente livre: “Não se é livre de amar ou não amar; É-se livre para amar”.
E se esta fosse a minha forma de liberdade?

E se essa liberdade me fizesse… feliz…

Sem comentários: