quarta-feira, 16 de abril de 2008

Santa BERNADETTE, escondida em Deus


Neste dia, na cidade de Nevers, no ano de 1879, morria Bernadette Soubirous com apenas 35 anos.
Cerca de vinte anos mais cedoa jovem Bernadette viu uma “Senhora branca” na gruta de Massabielle, em Lourdes, nos Pirenéus franceses (comemoram-se agora os 150 anos das aparições). Esse encontro com aquela que se lhe apresentou como “imaculada Conceição” marcou para sempre a sua vida. Bernadette procurou assumir a mensagem que recebera. Não obstante a miséria em que se encontrava a sua família, a saúde mais que precária e pouca instrução, esta simples mas franca pastora procurou perceber qual a vocação a que sua vida era chamada.
Após longa reflexão, e fugindo deliberadamente de toda a pressão popular que as aparições provocaram em redor da vidente, decide “esconder-se” entre as Irmãs da Caridade em Nevers. "Sou como toda a gente", repetia ela frequentemente. Decorria então o ano de 1866. Pela primeira vez, Bernadette deixava os seus queridos Pirenéus… para sempre.

Apesar de doenças frequentes que tendem a agravar-se (recebe por quatro vezes Unção dos doentes), a irmã Maria Bernardo (nome religioso de Bernadette) esforça-se por aperfeiçoar a humildade na docilidade à vontade de Deus e a caridade no serviço às suas irmãs sobretudo às mais doentes. Porém, o caminho da perfeição não foi fácil. Mesmo assim, Bernadette não perde o seu humor e perspicácia: tendo consciência das suas fragilidades ia repetindo durante o dia “Só Deus fica, só Deus me basta”.
Tinha dito: “No céu não esquecerei ninguém”.
Totalmente exausta, morre rezando a Avé Maria, repetindo duas vezes “Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por mim, pobre pecadora”.
O seu corpo encontra-se intacto na capela do convento em Nevers.
O papa Pio XI declarou-a santa em 1933.

Sem comentários: