quarta-feira, 21 de outubro de 2009

CARMELO EM FESTA. Profissão simples de uma irmã (Parte III)

Finalmente, a terceira e última parte da entrevista à Ir. Maria Manuela da Eucaristia.

Recordamos que esta carmelita, originária de Almada, e membro da comunidade presente no Carmelo da Santíssima Trindade, na Guarda, celebrou a sua profissão religiosa simples no passado dia 1 de Outubro, dia de Santa Teresinha.

Voc’acção: Em poucas palavras, qual julga ser a razão que leva a Igreja ocidental a sentir um decréscimo tão significativo de vocações?

- A Igreja Ocidental não é alheia ao meio que a envolve. A sociedade Ocidental está mergulhada numa profunda crise social e cultural onde impera o consumismo, o laicismo e o indiferentismo…Para não me continuar a centrar nos muitos «ismos» diria ainda que se vive sobre um profundo ataque à família tradicional e aos valores que lhe estão afectos. Sendo ou não a Igreja alvo objectivo desses ataques não pode ficar-lhes imune. A Igreja é composta de homens e mulheres reais e concretos, na sociedade ocidental actual estes não estão orientados para viver em exigência e compromisso como o requer a vida da Igreja.

Voc’acção: Que mensagem gostaria de deixar aos nossos leitores?

– Se ouvirdes a Voz do Senhor, recordo-lhes esta Sua Palavra: «NÃO TEMAIS, SOU EU!»

Quando Ele nos chama vale a pena responder-lhe sem temor. E ELE chama sempre! Não deixa ninguém de fora, conforme a parábola dos trabalhadores enviados à vinha (Mt. 20, 1-7). Ele chama desde a manhã até ao fim do dia. Chama-nos a ser pessoas inteiras, coerentes e centradas n’Ele, seja na vida secular, Consagrada ou sacerdotal. É sempre possível em qualquer actividade ou Estado responder-lhe. A verdadeira felicidade do homem está em amar e deixar-se amar por Deus; é a única felicidade eterna. NÃO TEMAIS!


O Voc’Acção deseja à Irmã Maria Manuela as bênçãos de Deus para a sua fidelidade e felicidade na sua consagração.

Sem comentários: