segunda-feira, 12 de outubro de 2009

CARMELO EM FESTA. Profissão Simples de uma irmã

No passado 1 de Outubro, dia de Santa Teresa do Menino Jesus, houve festa no Carmelo da Santíssima Trindade, na Guarda. Para além de festejar a santa carmelita, a comunidade religiosa viveu o júbilo da profissão simples da Ir. Maria Manuela da Eucaristia.
Com a presença dos pais, D. Maria de Lurdes e Sr. Hélder, toda a comunidade partilhou da felicidade da celebração na qual a irmã prometeu viver na alegria e na fidelidade a entrega a Deus, abraçando a pobreza, castidade e obediência. Finalmente, foi nas mãos da prioresa, Ir. Teresa de Jesus, que a Ir. Maria Manuela professou.
O Voc’Acção dá-vos a conhecer um pouco melhor esta religiosa que deixou Almada, onde residia e trabalhava (num banco), para agora viver de Deus e para Deus na nossa Guarda. Eis a primeira parte da entrevista:

.

Voc’acção: Ir. Maria Manuela, está hoje a viver um dia muito importante na sua caminhada vocacional. Hoje, dia 1 de Outubro, dia de Sta. Teresinha do Menino Jesus, fez a sua primeira profissão simples, na Ordem Carmelita. Quando sentiu este chamamento do Senhor?
– A partir dos meus 22 anos a ideia de me tornar Religiosa tornou-se-me uma espécie de atracção distante, um certo fascínio que eu não levava à prática. O Chamamento concreto veio muito mais tarde e desenvolveu-se muito rapidamente. Tudo aquilo que dava sentido à minha vida (trabalho, amigos, viagens, etc) começou a perder o brilho de um momento para o outro. O que antes me dava prazer, cansava-me e comecei, através da Internet, a procurar Sites vocacionais. A Eucaristia começou a ser diária e a visita aos amigos esporádica e para espanto de todos em três meses eu estava à procura de um Carmelo que me proporcionasse um tempo de experiência.
.
V'a: Há quanto tempo entrou neste convento?
- Depois de ter feito um mês de experiência em Outubro de 2006, entrei em 3 de Março de 2007. Portanto há dois anos e meio sensivelmente.
.
Continua…

Sem comentários: