segunda-feira, 21 de setembro de 2009

DIZ-ME COMO OLHAS...


“Jesus ia a passar,

quando viu um homem chamado Mateus,

sentado no posto de cobrança dos impostos,

e disse-lhe: «Segue-Me.»

Ele levantou-se e segui Jesus.”

Mt 9, 9



Hoje é o dia comemorativo de São Mateus, um dos 12 apóstolos chamado por Jesus. Cada um destes homens tem a sua história própria e, consequentemente, a sua vocação única. Jesus chama de forma diferente porque todos somos diferentes.

É-nos dito que ‘olhou’ para Mateus, também conhecido por Levi. Muitos já tinham ‘olhado para ele’, mas não como Jesus. Após ter sido convocado pelo Mestre, Mateus convida-o para a sua casa, juntamente com os seus amigos publicanos (cobradores de impostos). ‘Vendo’ isto, muitos criticaram tal atitude, pois ‘viam’ com ‘maus olhos’ que um profeta como Jesus pudesse conviver com pecadores da laia de Mateus, gente com fama de roubar e colaborar com o ocupante romano. Nunca se ‘vira’ tal coisa! Será que Jesus, ‘clarividente’ como era, não ‘visse’ a impureza e impiedade daquele homem!?


Mas “o homem ‘vê’ as aparências e Deus ‘vê’ o coração” (1 Sm 16, 7).

Bem ‘vistas’ as coisas, temos de reconhecer que os preconceitos obrigam-nos a ‘observar’ tudo e todos com ‘vista curta’. Demasiado curta para podermos ‘vislumbrar’ a verdade das coisas, dos acontecimentos e, sobretudo, do coração da cada pessoa.



Mateus levantou-se e segui-O…

Bastou um ‘olhar’ para deixar a sua antiga vida. Um ‘olhar’ que salva contra os ‘olhares’ que condenam. Um ‘olhar’ que liberta contra os ‘olhares’ que oprimem, inibem, acabrunham…

O mais desconcertante desta transformação radical e imprevista na existência de Mateus é que nada de especial aconteceu ou interrompeu a sua vidinha. Não ‘viu’ nenhum milagre de Jesus que, aliás, é ainda pouco conhecido já que ainda é chamado de carpinteiro de Nazaré. Mateus não ‘viu’ nada, mas sentiu que foi ‘visto com outros olhos’.

Finalmente! - terá pensado ele… Alguém que me vê como sou, no que realmente valho. Alguém que não se limita às aparências e a condenar o que não percebe só porque não é capaz de ‘ver’ de outra forma…

Assim começou outra história porque, através de um olhar, um novo homem nasceu. É isso a vocação…


Bastou um olhar!

E tu, como vês os outros?

Como te deixas ver por Cristo?


Sem comentários: