quarta-feira, 12 de agosto de 2009

KARL LEISNER, o anjo de Dachau

Ao longo deste ano sacerdotal, o Voc Acção dará a conhecer (ou recordar) figuras de sacerdotes que se destacaram na fidelidade da sua missão a Cristo e à Igreja, no serviço dos irmãos e no testemunho da fé. Hoje relembramos Karl Leisner.

"Cristo, tu és minha paixão!"

São palavras escritas num diário de um jovem alemão chamado Karl Leiner, preso num campo de concentração nazi durante a Segunda Guerra Mundial.

É nesse mesmo campo que será ordenado sacerdote por um bispo francês, também ele preso.

Desde a sua juventude, Karl assumiu o testemunho da sua fé como uma missão. Estas suas palavras retratam bem toda a sua vida: “Senhor, com a tua Graça, aceito esta pesada tarefa. Guia-me para a tua Luz, Senhor, Deus todo-poderoso. Prometo-te solenemente, ser teu instrumento. A partir deste dia, toda a minha vida te pertence”.

Em 12 de Agosto de 1945, sela eternamente a sua Aliança de Amor com Deus, ao falecer extenuado. A última anotação no seu diário, "Abençoai, oh Senhor, também os meus inimigos!", diz bem o quanto encarnou o evangelho de Jesus.

Foi beatificado em 23 de Junho de 1996 pelo Papa João Paulo II no estádio Olímpico de Berlim, antigo palco da propaganda nazi. Na cerimónia de beatificação, o papa usou o báculo utilizado na ordenação de Karl e esculpido em madeira por um dos detidos.

Nele está gravada a seguinte inscrição “Victor in vinculis” (Vencedor nas correntes).

Para conheceres melhor a sua história, visita o nosso arquivo clicando abaixo:

http://sdpv.blogspot.com/2008/08/carl-leisner-um-anjo-em-dachau.html

Sem comentários: