quarta-feira, 19 de agosto de 2009

S. JOÃO EUDES, apóstolo do Coração de Jesus



São João Eudes, nasceu em França, no ano de 1601. Ordenado sacerdote, dedicou-se à pregação. Quando a epidemia da peste se propagou na Normandia João prontificou-se para prestar assistência aos doentes, não temendo ser contaminado.
O Século XVII, marcado pelo jansenismo e novas filosofias torna-se uma época de muita desconfiança, de esquecimento e de desprezo no que se refere à espiritualidade cristã. No entanto, como reacção, promovem-se uma grande renovação da piedade e da devoção. João Eudes foi um autêntico apóstolo do Sagrado Coração de Jesus e do Imaculado coração de Maria.

No ano de 1643, João Eudes fundou a Congregação de Jesus e Maria, cuja finalidade principal era a preparação espiritual dos candidatos ao sacerdócio e a pregação das missões ao povo. Paralelamente a esta, surgiu a congregação feminina chamada Refúgio de Nossa Senhora da Caridade, da qual derivará, mais tarde, a Congregação do Bom Pastor.


São João Eudes faleceu no dia 19 de Agosto do ano 1680, com setenta e nove anos de idade, sendo canonizado em 1925.



Vale a pena ler e meditar este texto por ele escrito e referente à estreita relação de devemos manter com Cristo:

“Tudo o que é d’Ele é teu: o espírito, o coração, o corpo, a alma, e todas as faculdades. Deves usar de todas elas como se fossem realmente tuas, para servir, louvar, amar e glorificar a Deus. Tu és para Ele como um membro em relação à cabeça; e por isso também Ele deseja ardentemente servir-Se de todas as tuas faculdades como se fossem suas, para servir e glorificar o Pai.

Cristo não somente é para ti, mas quer também estar em ti, viver e dominar em ti, como a cabeça vive e reina nos seus membros. Quer que tudo quanto n’Ele existe viva e reina em ti: o seu espírito no teu espírito, o seu coração no teu coração, todas as faculdades da sua lama nas faculdades da tua alma, de modo que se realizem em ti aquelas palavras: Glorificai e trazei a Deus no vosso corpo, e a vida de Jesus se manifeste em vós… Fora d’Ele não encontrarás a vida verdadeira, porque Ele é a única fonte de vida verdadeira…”

Sem comentários: