quinta-feira, 20 de agosto de 2009

CONVIDADOS


“O reino dos Céus pode comparar-se a um rei

que preparou um banquete nupcial para os eu filho.

Mandou os servos chamar os convidados para as bodas…”

cf. Mt 22, 1-14


A parábola do banquete nupcial mostra qual o futuro que Deus preparou para todos os seres humanos, para mim. Convida-me para a sua mesa, para a comunhão jubilosa, íntima e eterna com Ele e com Jesus, o seu Filho. Recusar o convite para o banquete significa recusar a vida de comunhão com Ele. Os convidados da parábola que se recusam a participar no banquete de núpcias representam aqueles que , interpelados, julgam muito mais importantes para eles os afazeres habituais, não querem ser perturbados nos seus projectos, julgam a oferta da comunhão com Deus sem valor e não conveniente.

(…)

Devo acolher seriamente a conclusão de Jesus («Muitos são chamados, mas poucos os escolhidos») que não quer desencorajar-me, mas convidar-me a não falhar o meu futuro, a empenhar a minha liberdade a corresponder plena e definitivamente com Ele e com Jesus.


Sei apreciar esta oferta como tesouro preciso para a minha vida?

Que coisa ainda me impede de reconhecê-la e de lhe corresponder?



Franco Manenti

in “Dá-me vida segundo a tua Palavra”


Sem comentários: