sexta-feira, 28 de agosto de 2009

JEAN-PAUL HYVERNAT, "Teria querido ser santo..."


Jean-Paul Hyvernat era um padre da diocese de Versailles, França.

Ordenado o dia 23 de Novembro de 1983, foi vítima de um acidental mortal durante uma escalada com jovens, nos Alpes, a 28 de Agosto de 1991 (faz hoje dezoito anos). Tinha então 34 anos. Regressava de Czestochowa, o famoso santuário mariano da Polónia, onde rezou e caminhou ao lado dos jovens que ele tanto amava e aos quais se dedicou plenamente.

Em 12 de Janeiro de 1986, tinha deixado escrito o seu testamento espiritual, quando tinha 29 anos. Neste Ano Sacerdotal, vale a pena ler esse texto. Nele percebe-se o significado do sacerdócio para este jovem padre e a grande paixão que nutri por Cristo. Sem esse amor, não é possível ouvir o apelo de Deus e segui-l’O:

“Peço perdão a todos quantos posso ter magoado ou escandalizado durante a minha terrena. Perdão a todos aqueles que terão visto na minha vida sacerdotal um contra-testemunho: o Sacerdócio é uma realidade tão bela que só podemos traí-la.

Teria querido ser um santo… Teria querido que todos fossem abrasados pelo Amor, teria querido ser um padre dado, comido, teria querido que todos fossem apaixonados por Cristo, quereria ter absolvido todos os pecados de todos os pecadores que encontrei, teria querido que Maria reine em todos para que todos sejam de Cristo, teria querido feito amar o Amor, teria querido que a Eucaristia fosse o centro da minha vida, teria querido… que um outro tomasse o meu lugar e subisse ao Altar e fosse um santo!

E rezai pelo pobre pecador que eu sou, eu que tanto traí o meu Deus, eu que não soube fazer penitência, eu que tanto preciso de Misericórdia.

Que os jovens, e entre eles os escuteiros e guias, sejam sedentos de Absoluto, de pureza, de transparência, de alegria e santidade.

Deus é Amor. A Igreja é bela, porque é sua: guiada por Maria, não me arrependo nada de quanto contemplei nela…

Glória ao Pai, e ao Filho e ao Espírito Santo. Louvor e Glória à Estrela da minha vida, Maria toda pura.

Jean-Paul Hyvernat, cristão, escuteiro, padre para a Eternidade.”




1 comentário:

Ailime disse...

Simplesmente belo o testemunho deste jovem padre muito ao jeito de Stº Agostinho!
Só poderia ser Santo, dado o apego e o amor com que falava da sua entrega a Deus parecendo até antever o que lhe iria acontecer!
Comovente!
Por isso Deus o chamou para junto de Si, porque os Santos não são deste mundo!
Um abraço no amor de Deus.