sexta-feira, 19 de junho de 2009

ANO SACERDOTAL


FIDELIDADE DE CRISTO,
FIDELIDADE DO SACERDOTE
Com a Solenidade do Sagrado Coração de Jesus, inicia-se o Ano Sacerdotal, declarado pelo Papa Bento XVI, e que decorrerá até 19 de Junho de 2010.
Um dos motivos para esta iniciativa é a celebração, no próximo dia 4 de Agosto, dos 150 anos da morte de São João Maria Vianney, padroeiro mundial dos sacerdotes, popularmente mais conhecido como Santo Cura d’Ars.
O objecto principal deste ano é favorecer, por todos os meios, principalmente mediante a oração de todo o Povo de Deus, o aumento das vocações sacerdotais e a santificação dos padres no exercício de seu ministério. O lema escolhido, “Fidelidade de Cristo, fidelidade do Sacerdote” revela a importância e a beleza da missão dos sacerdotes como dom de Deus à sua Igreja e ao mundo. É na fidelidade de Jesus ao Pai que todos os presbíteros hão-de encontrar o modelo da sua e relação com Deus e no serviço ao povo que lhe é confiado.
É, pois, importante pedir pela oração ao Pai que, pela acção do Espírito Santo derramado por Jesus Cristo em nossos corações, nos encha do amor ardente do Coração de Cristo, para que seja este amor que nos impulsione a fazer tudo o que estiver ao nosso alcance em prol de todos os sacerdotes da Igreja neste Ano Sacerdotal.
Juntos, vivamos este ano como desafio que possa ajudar os sacerdotes a “renovar-se interiormente...na redescoberta feliz da própria identidade(Card. Hummes). Agradeçamos, eucaristicamente, a presença deles na Igreja e a sua função imprescindível por desígnio de Cristo. Intercedamos por eles para que possam viver cada vez com maior alegria a significação do mistério de Cristo Pastor a eles encomendada.

Sem comentários: